Úlcera Estomacal – O que é, Causas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, a Úlcera Estomacal é também conhecidas como úlceras gástricas, são feridas abertas que se desenvolvem no revestimento do estômago. Úlceras também podem ocorrer em parte do intestino logo após o estômago – estas são conhecidas como úlceras duodenais. As Úlcera Estomacal e duodenais às vezes são referidas como úlceras pépticas. Aqui, o termo “Úlcera Estomacal” será usado, embora a informação se aplique igualmente às úlceras duodenais.
A Úlcera Estomacal é uma ferida no estômago, que dói e agrava quando o suco gástrico entra em contato com o ferimento, pois esse líquido é ácido e provoca mais irritação e inflamação no local afetado. A principal causa de úlceras gástricas é a presença da bactéria Helicobacter pylori no estômago, mas esse problema também pode aparecer devido ao estresse ou má alimentação. Então, confira agora Úlcera Estomacal – O que é, Causas e Tratamentos:
O que Causa Úlceras no Estômago:
As Úlcera Estomacal ocorrem quando a camada que protege o revestimento do estômago do ácido do estômago diminui, o que permite que o revestimento do estômago fique danificado.
Isso geralmente é resultado de:
- Uma infecção com bactéria Helicobacter (H. pylori):
- Tomando anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) , como o ibuprofeno ou a aspirina – especialmente se eles são levados por um longo período de tempo ou em altas doses:
- Costumava-se pensar que o estresse ou certos alimentos podem causar Úlcera Estomacal, mas há poucas evidências para sugerir que este é o caso:
Principais Sintomas: O sintoma mais comum de uma Úlcera Estomacal é uma dor ardente ou irritante no centro do abdômen (barriga). No entanto, as Úlcera Estomacal nem sempre são dolorosas e algumas pessoas podem experimentar outros sintomas, como indigestão , azia e sensação de mal.
- A dor abdominal é um sintoma comum, mas não ocorre sempre. A dor pode variar muito de pessoa para pessoa. Outros sinais de Úlcera Estomacal pépticas são:
- Sensação de inchaço e incapacidade de beber muito líquido:
- Fome e uma sensação de vazio no estômago, frequentemente de uma a três horas após uma refeição:
- Náusea branda e vômitos:
- Dor ou desconforto no abdômen superior:
- Dor no abdômen superior que piora durante a noite:
Tratando uma Úlcera de Estômago: Se você tiver uma Úlcera Estomacal, seu tratamento dependerá do que causou. Com o tratamento, a maioria das úlceras cura em um mês ou dois. Se a sua Úlcera Estomacal é causada por uma infecção bacteriana Helicobacter pylori (H. pylori), recomenda-se um curso de antibióticos e um medicamento chamado inibidor da bomba de protões (PPI). Isso também é recomendado se se pensa que sua Úlcera Estomacal é causada por uma combinação de uma infecção por H. pylori e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
Se a sua Úlcera Estomacal é apenas causada por AINEs, recomenda-se um curso de medicação PPI. O seu uso de AINE também será revisado, e tomar um analgésico alternativo pode ser aconselhado. Um tipo alternativo de medicação, conhecido como antagonistas dos receptores H2, ocasionalmente é usado em vez de PPI, e às vezes você pode receber medicação adicional chamada antiácidos para aliviar seus sintomas no curto prazo.
Você pode ter uma gastroscopia repetida após quatro a seis semanas para verificar se a Úlcera Estomacal se curou. Não há nenhuma medida de estilo de vida especial que você precisa tomar durante o tratamento, mas evitar o estresse, o álcool, os alimentos picantes e o tabagismo podem reduzir seus sintomas enquanto a Úlcera Estomacal cura.