Úlceras Bucais – O que são, Causas, Tipos e Tratamentos adequados para esta condição. Além disso, as Úlceras Bucais são feridas que aparecem na boca, muitas vezes no interior das bochechas. As Úlceras Bucais, também conhecidas como úlceras aftosas, podem ser dolorosas ao comer, beber ou escovar os dentes. As Úlceras Bucais ocasionais são geralmente inofensivas e limpas por conta própria. Procure conselhos médicos se eles duram mais de 3 semanas ou continuam voltando.
As Úlceras Bucais não podem ser capturadas por outra pessoa. Até 1 em cada 5 pessoas sofrem com Úlceras Bucais recorrentes. Então, confira mais sobre as Úlceras Bucais – O que são, Causas, Tipos e Tratamentos:
Tipos de Úlceras Bucais: Os principais tipos de Úlceras Bucais são:
Úlceras Menores: Estes são em torno de 2-8mm de diâmetro e geralmente levam de 10 dias a 2 semanas.
Úlceras Principais: Estas Úlceras Bucais são maiores e mais profundas, muitas vezes com uma borda aumentada ou irregular. Este tipo de Úlceras Bucais pode levar várias semanas para curar e pode deixar uma cicatriz na boca.
Úlceras Herpetiforme: Este tipo de Úlcera Bucal é um conjunto de dezenas de feridas pequenas do tamanho de alfinete.
Causas de Úlceras Bucais: A causa exata da maioria das Úlceras Bucais são desconhecida. Acredita-se que o estresse ou lesão tecidual seja a causa de Úlceras Bucais simples. Certos alimentos, incluindo frutas cítricas ou ácidos de frutas e legumes (tais como limões, Laranjas, Abacaxis, Maçãs, Figos, Tomates e Morangos), pode desencadear uma Úlcera Bucal ou piorar o problema.
Às vezes, uma superfície dentada afiada ou aparelho dental, como aparelhos ou próteses adequadas, também pode desencadear Úlceras Bucais. Alguns casos de Úlceras Bucais complexas são causados por uma condição de saúde subjacente, como:
- Sistema Imunológico prejudicado;
- Problemas nutricionais, como Vitamina B12, Zinco, Ácido Fólico, ou deficiência de ferro;
- Doença do trato gastrointestinal, como doença celíaca e doença de Crohn;
- Quando você primeiro deixa de fumar, você pode desenvolver mais Úlceras Bucais do que o normal, mas isso é temporário.
Alguns medicamentos, incluindo analgésicos comuns, betabloqueadores e alguns remédios para dor torácica podem causar uma reação que leva a Úlceras Bucais.
Sintomas das Úlceras Bucais: Você pode ter uma Úlcera Bucal se você tiver:
- Uma dor ou feridas dentro de sua boca, na língua, palato mole (a parte traseira do céu da boca) ou dentro de suas bochechas;
- Feridas em sua boca que são redondas, brancas ou de cor cinza, com uma borda ou borda vermelha.
Nos ataques graves de úlcera bucal, você também pode experimentar:
- Febre;
- Lágrima física;
- Nódulos linfáticos inchados.
Tratamentos Para Úlceras Bucais: A dor de Úlceras Bucais geralmente diminui em alguns dias e as feridas costumam curar sem tratamento em cerca de uma semana ou duas.
Se as feridas são grandes, dolorosas ou persistentes, o seu dentista pode prescrever um enxague antimicrobiano na boca, uma pomada com corticosteroide ou uma prescrição ou solução sem receita médica para reduzir a dor e a irritação.
Prevenção de Úlceras Bucais: Embora não haja cura para Úlceras Bucais e muitas vezes elas se repitam, você pode reduzir sua frequência com boa higiene dental e:
- Evitar alimentos que irritam a sua boca, incluindo alimentos ácidos ou picantes;
- Evitar irritação pela mastigação;
- Escovar com uma escova de cerdas macias após as refeições e usar o fio dental diariamente, o que manterá sua boca livre de alimentos que podem provocar uma ferida.
Procure conselhos médicos sobre Úlceras Bucais se você tiver:
- Úlceras raramente grandes;
- Feridas que se espalham;
- Feridas que duram três semanas ou mais;
- Dor intolerável apesar de evitar alimentos desencadeantes e tomar medicação para dor;
- Dificuldade em beber líquidos suficientes;
- Uma febre alta com o aparecimento de Úlceras Bucais.