O ultrassom morfológico é alguns dos momentos mais emocionantes, tanto pelo seu valor diagnóstico, quanto pela possibilidade de ver o seu bebê. Se movimentar e crescer dentro de você.
Um ultrassom é uma técnica não invasiva, baseada em ultrassom, que permite ver órgãos e estruturas no interior do corpo. Além disso, no caso das mulheres grávidas são usados para examinar o bebê no útero, fornecendo informações valiosas sobre o bem-estar, posição, idade ou peso do seu bebe. Também permite determinar a situação da placenta e a qualidade e quantidade do líquido amniótico, assim como possíveis complicações ou anormalidades que possam afetar sua Gravidez.
Em uma Gravidez normal, três ultrassonografias são geralmente realizadas:
- O primeiro em torno de 12 semanas. Confirma a Gravidez, determina o número de bebês e a idade gestacional e triagem tripla (teste de triagem que mede o risco de seu bebê sofrer algumas anormalidades).
- O segundo (ultra-som morfológico) é realizado em torno de 20 semanas. Além disso, analisa as características morfológicas do bebê para saber se ele está se desenvolvendo normalmente.
- O terceiro é feito em torno de 34 semanas para verificar o estado do seu bebê, o líquido amniótico e a placenta.
O ultra-som morfológico permite avaliar se o bebê está se desenvolvendo dentro dos parâmetros apropriados. Além disso, analisa a anatomia e biometria dos órgãos do seu bebê.
O que é Ultrassom Morfológico?
O ultrassom morfológico é o teste com o qual se avalia que seu bebê tem todos os seus órgãos e ossos bem desenvolvidos em relação à sua idade gestacional. Um estudo anatômico completo é executado no qual se constata que os órgãos funcionam normalmente.
Além disso, os seus membros estão bem formados, coluna bem alinhados, o perfil da face é normal e têm todos os dedos das mãos e pés. Também biometria é estudado tomando medições de diâmetro da cabeça, comprimento do fêmur e úmero, translucência nucal, etc, que são comparados com percentis tabelas e permitir que você verifique se o crescimento de seu bebê é certo.
Em adição às características anatômicas que são medidas outras coisas importantes como a localização da placenta, cordão umbilical inserção no seu interior, o fluido amniótico, o comprimento do colo do útero ou da circulação sanguínea através das artérias uterinas. Todos esses parâmetros nos fornecerão informações sobre como a Gravidez pode prosseguir.
Qual é o Alcance do Ultrassom Morfológico?
O ultrassom morfológico é sugerida em 20 e 22 semanas de gestação para verificar anormalidades no seu bebê. A palavra “morfologia” significa a “forma, estrutura e configuração” do seu bebê.
Além de verificar se há anormalidades no seu bebê, essa verificação de morfologia verifica:
- O coração do seu bebê está batendo.
- Gravidez múltipla.
- Tamanho do seu bebê.
- Posição da placenta.
- Volume de líquido amniótico ao redor do seu bebê.
Por que a Ultrassom Morfológico é Feito Entre 20 e 22 Semanas?
O ultrassom morfológico é feito entre 20 e 22 semanas porque que esta é uma idade gestacional ideal para avaliar a morfologia do bebê: formação em idades mais jovens, órgãos pode não ter terminado ou até mesmo ser muito pequenas para serem vistas de forma clara e, em idades posteriores, a qualidade da imagem pode ser diminuída. Além disso, nesta fase da Gravidez, se uma malformação é diagnosticada, os pais ainda têm tempo para decidir se querem ou não continuar com a Gravidez. Além de 22 semanas, a lei contempla apenas a interrupção da Gravidez em casos muito específicos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Posso Descobrir o Sexo do Bebê no Ultrassom Morfológico?
Embora um exame de ultrassonografia por morfologia nunca seja 100% preciso ao determinar o sexo do seu bebê, com aparelhos de ultra-som extremamente bons e ultrassonografistas altamente treinados, a precisão é muito alta. As varreduras são mais precisas no diagnóstico de meninos do que meninas. Cerca de 60% das mulheres grávidas querem descobrir o sexo do bebê neste exame.
O que o Ultrassom Morfológico Diagnostica e com que Precisão?
O ultrassom Morfológico é um exame não invasivo que identifica potenciais malformações fetais, tanto grave e menor, no entanto, pode ser o sinal de algo mais sério. A precisão diagnóstica depende da preparação pessoal do médico e do tipo de problema, em partes iguais.
Um estudo europeu (estudo Eurofetus) demonstrou que a capacidade de diagnóstico da ráfia ECOG perto de 88,3 por cento no caso de malformações do sistema nervoso, e cai para 84 por cento para o rim, e 38 por cento para aqueles relacionados ao coração e aos grandes vasos sanguíneos do sistema circulatório.
Se o resultado do teste indica possíveis complicações que decorre para a mãe para um nível central II, para prosseguir com uma forma mais abrangente, ou, em certos casos, um exame de ultra-som mais invasivo e reveladora, como a amniocentese ou bares.
Se a posição do bebê permitir e os pais quiserem saber, esse ultrassom também serve para conhecer o sexo do bebê, na maioria dos casos.
Quais Tipos de Anormalidades o Ultrassom Morfológico Pode Detectar?
Abaixo está uma lista de diferentes tipos de anormalidade e a probabilidade de a varredura identificar cada problema.
- Espinha bífida (medula espinhal aberta): 90% de chance de detecção;
- Anencefalia (Ausência da cabeça superior): 99% de chance de detecção;
- Hidrocefalia (Excesso de fluido no cérebro): 60% de chance de detecção;
- Principais problemas cardíacos congênitos: 25% de chance de detecção;
- Hérnia diafragmática (um defeito no músculo que separa o tórax e o abdômen): 60% de chance de detecção;
- Exomphalos/gastroschisiss (Defeito da parede abdominal): 90% de chance de detecção;
- Rim principal: Rim ausente ou anormal 85% de chance de detecção;
- Membro principal: ossos ausentes ou membros muito curtos 90% de chance de detecção;
- Síndrome de Down: pode estar associada a problemas cardíacos e intestinais 40% de chance de detecção;
- Paralisia cerebral, autismo e espasticidade nunca são diagnosticados
E se um Problema for Encontrado?
Isso dependerá da natureza da anormalidade suspeita. Geralmente, são necessários mais exames de ultrassonografia, concentrando-se particularmente na preocupação.
- Algumas anormalidades se resolvem na Gravidez ou após o nascimento.
- Além disso, anormalidades persistem, mas não são preocupantes e não afetam o bem-estar ou a aparência do bebê.
- Algumas anormalidades terão impacto na entrega – tempo, tipo e até local de entrega.
- Além disso, algumas anomalias infelizmente não serão compatíveis com um bom resultado da Gravidez.
Quão Seguro é o Ultrassom Morfológico?
Os exames de ultrassonografia usam ondas sonoras, e não radiações ionizantes como os raios X. Além disso, houve muitos estudos de longo prazo que não mostraram nenhum efeito adverso de um exame antes do nascimento. O acompanhamento demonstrou crescimento e desenvolvimento normais, visão e audição normais e uma variação normal no desempenho escolar.
Quanto Tempo Demora o Ultrassom de Morfológico?
O tempo real de varredura para o seu ultrassom morfológico pode variar dependendo da posição do seu bebê, da idade gestacional e do grau de enchimento da bexiga, no entanto, 1 hora é alocada para essa varredura. Ocasionalmente, pode ser solicitado que você retorne no final do dia ou em outro dia para obter imagens adicionais. Se isso for necessário, seu Sonographer discutirá isso com mais detalhes com você.
Como se Preparar Para fazer o Ultrassom Morfológico?
Normalmente não é necessário qualquer tipo de preparo especial para fazer o ultrassom morfológico, porém, como a bexiga cheia pode ajudar a melhorar as imagens e também a elevar o útero, o obstetra pode aconselhar beber água antes do exame, assim como evitar esvaziar completamente a bexiga, caso se tenha vontade para ir no banheiro.