A urina espumosa geralmente não é um sinal de problemas de saúde, e normalmente acontece devido ao xixi acumulado, que é um resultado de não ir ao banheiro. Principalmente quando você sente o desejo ou quando você urina muito forte. Além disso, pode acontecer devido à presença de produtos de limpeza no banheiro, por exemplo, que acabam reagindo com a urina e criam espuma.
No entanto, nos casos em que a espuma aparece com muita frequência, também pode indicar a presença de proteínas na urina, o que pode acontecer devido a problemas como cálculos renais ou pressão arterial alta descompensada.
Nestes casos, é muito importante consultar um urologista para avaliar a causa e seguir o tratamento mais adequado. Urina espumosa não é um sinal de gravidez, mas pode indicar em mulheres grávidas pré-eclâmpsia, que é uma complicação que pode levar a convulsões ou coma se não for tratada.
Causas comuns da urina espumosa:
1. Dificuldade ao urinar:
Quando a bexiga está muito cheia e você não vai ao banheiro imediatamente, a urina quando liberada pode sair muito forte e formar espuma. No entanto, este tipo de espuma geralmente desaparece em poucos minutos e não é indicativo de problemas sérios e pele.
O que fazer: Uma boa maneira de descobrir se a espuma é criada por um jato de urina muito rápido ou muito forte é deixar o xixi na tigela por alguns minutos antes de água. Se a espuma desaparecer após alguns minutos, não é necessário tratamento.
No entanto, recomenda-se que o xixi não seja realizado e que você deve ir ao banheiro sempre que quiser. Porque o acúmulo de urina pode aumentar as chances de infecção urinária, pedra nos rins e incontinência urinária, por exemplo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
2. Produtos de limpeza do banheiro:
Alguns produtos de limpeza utilizados no banheiro podem reagir com a urina e criar espuma, não indicando qualquer tipo de problema de saúde.
O que fazer: Uma boa maneira de saber se é o produto de limpeza que está causando é fazer xixi em um recipiente limpo. Se não criar espuma, a espuma provavelmente deveu-se ao produto, mas se formar espuma é necessário ir ao médico para avaliar a causa da urina espumosa.
3. Desidratação:
Ao beber muito pouca água ou se exercitar demais, você pode ficar desidratado e sua urina se torna mais concentrada e espumosa. Além disso, a urina é ainda mais escura e pode cheirar mais forte.
O que fazer: Se você suspeitar que a espuma se desenvolveu devido à desidratação. Deve beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia e beber ainda mais água ao se exercitar.
4. Presença de proteína na urina:
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. Proteína excessiva pode ocorrer após exercício físico intenso, consumo excessivo de suplementos proteicos ou pode ser indicativo de problemas renais, hipertensão arterial não tratada e diabetes, por exemplo.
O que fazer: A presença de proteínas na urina pode ser detectada através do teste de urina simples. Que é feito pela coleta da segunda amostra da corrente de urina e o envio para um laboratório para análise. Se a presença de proteínas é detectada por este teste, o médico pode recomendar um teste de urina de 24 horas para verificar a quantidade de proteína liberada na urina durante o dia.
Além disso, o médico verifica a relação entre albumina e creatinina, por exemplo, para ver se a causa é uma alteração na função renal, por exemplo, além de outros exames que podem indicar hipertensão ou diabetes, por exemplo.
Urina espumosa pode indicar gravidez?
A urina espumosa não é um sinal de gravidez. No entanto, se a mulher estiver grávida, pode indicar a presença de proteína na urina, o que pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.
A pré-eclâmpsia é uma complicação da gravidez caracterizada por pressão alta, presença de proteína na urina e inchaço do corpo que, quando não tratada, pode causar convulsões e colocar o bebê em risco.