Urticária Fria – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicamentos. Além disso, a Urticária Fria (ur-tih-KAR-e-uh) é uma reação cutânea ao frio. A pele que tem estado em contacto com o frio desenvolve urdidões avermelhados e coreicos (urticária). A gravidade dos sintomas de Urticária Fria varia muito. Algumas pessoas têm pequenas reações ao frio, enquanto outras têm reações graves. A natação em água fria é a causa mais comum de uma reação sistêmica (corpo inteiro). Isso poderia levar a uma pressão arterial muito baixa, desmaie, choque e até a morte.
A Urticária Fria ocorre com maior freqüência em adultos jovens. E, em geral, aclara dentro de alguns anos. Se você acha que tem essa condição, consulte o seu médico. O tratamento para a Urticária Fria geralmente inclui tomar anti-histamínicos e evitar o ar frio e a água.
Causas do Urticária Fria: Ninguém sabe exatamente o que causa Urticária Fria. Certas pessoas parecem ter células de pele muito sensíveis, devido a uma característica hereditária, um vírus ou uma doença. Nas formas mais comuns desta condição, o frio desencadeia a liberação de histamina e outros produtos químicos na corrente sanguínea. Esses produtos químicos causam vermelhidão, comichão e às vezes uma reação do corpo inteiro (sistêmica).
Sintomas do Urticária Fria: Os sinais e sintomas de Urticária Fria incluem:
- Arenques temporários avermelhados e pruridos (urticária) na área da pele que foi exposta ao frio
- Um piora da reação à medida que a pele se aquece
- Inchaço das mãos ao segurar objetos frios
- Inchaço de lábios e garganta ao consumir comida ou bebida fria
Reações graves podem incluir:
- Uma resposta do corpo inteiro (anafilaxia), que pode causar desmaios, um coração de corrida, inchaço de membros ou torso, e choque
- Inchaço da língua e da garganta, o que dificulta a respiração
Os sintomas de Urticária Fria começam logo após a pele estar exposta a uma queda repentina da temperatura do ar ou à água fria. A maioria das reações de Urticária Fria ocorre quando a pele é exposta a temperaturas inferiores a 39 ° F (4 ° C). Mas algumas pessoas podem ter reações a temperaturas mais quentes. Condições úmidas e ventosas podem tornar a Urticária Fria mais provável.
As piores reações geralmente ocorrem com exposição total à pele, como nadar em água fria. Tal reação pode levar a perda de consciência e afogamento. Em algumas pessoas, a Urticária Fria desaparece sozinha após semanas ou meses. Em outros, dura mais.
Quando Consultar um Médico: Se você tiver reações cutâneas após a exposição a frio, consulte um médico. Mesmo que as reações sejam leves, seu médico desejará excluir as condições subjacentes que podem estar causando o problema. Procure cuidados de emergência se após uma exposição súbita ao frio você:
- Sentir-se tonto
- Tenha dificuldade para respirar
- Sinta sua língua ou garganta inchaço
Fatores de Risco do Urticária Fria: Qualquer um pode desenvolver Urticária Fria. Você é mais provável que tenha essa condição se:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Você é uma criança ou um adulto jovem. O tipo mais comum – Urticária Fria primária adquirida – ocorre em crianças e adultos jovens. Geralmente, ele melhora sozinho dentro de alguns anos.
- Você teve uma infecção recentemente. Por exemplo, a pneumonia foi associada à Urticária Fria.
- Você tem uma condição de saúde subjacente. Um tipo menos comum – urticária seca adquirida secundária – pode ser causada por um problema de saúde subjacente, como hepatite ou câncer.
- Você tem certos traços herdados. Raramente, a Urticária Fria é herdada. Este tipo familiar provoca doruras dolorosas e sintomas gripais após exposição ao frio.
Complicações do Urticária Fria: A principal complicação possível da Urticária Fria é uma reação grave que ocorre depois de expor grandes áreas da pele ao frio, por exemplo, nadando em água fria.
Testes e Diagnóstico do Urticária Fria: A Urticária Fria pode ser diagnosticada colocando um cubo de gelo na pele por 5 minutos. Se você tiver Urticária Fria, uma colisão vermelha (colméia) aumentará alguns minutos depois de o cubo de gelo ser removido. A maioria dos casos de Urticária Fria ocorre em adultos jovens e não tem uma causa subjacente aparente.
Geralmente, ele melhora sozinho dentro de alguns anos. Em alguns casos, a Urticária Fria é causada por uma condição subjacente que afeta o sistema imunológico, como hepatite ou câncer. Se seu médico suspeitar que você tem uma condição subjacente, você pode precisar de exames de sangue ou outros testes.
Tratamentos do Urticária Fria: Não há cura para Urticária Fria, mas o tratamento pode ajudar. Seu médico pode recomendar que você tente prevenir ou reduzir sintomas com remédios caseiros, como anti-histamínicos sem receita médica. Se as etapas de autocuidado não ajudam, fale com seu médico sobre como encontrar um medicamento prescrito ou uma combinação de drogas que melhor se adapte a você. Os medicamentos prescritos para tratar a Urticária Fria incluem:
- Anti-histamínicos. Esses medicamentos bloqueiam a liberação de histamina produzindo sintomas. Os exemplos incluem fexofenadina (Allegra) e desloratadina (Clarinex).
- Cyproheptadine. Esta medicação é um anti-histamínico que também afeta os impulsos nervosos que levam a sintomas.
- Doxepin (Silenor). Normalmente usado para tratar ansiedade e depressão, esta medicação também pode reduzir os sintomas de Urticária Fria.
- Omalizumab (Xolair). Normalmente usado para tratar a asma, esta droga foi usada com sucesso para tratar um pequeno número de pessoas com Urticária Fria que não responderam a outros medicamentos.
Se você tem Urticária Fria por causa de um problema de saúde subjacente, você também precisa de medicamentos ou outro tratamento para essa condição.
Estilo de Vida e Remédios Caseiros: As seguintes precauções podem ajudar a acalmar as reações cutâneas recorrentes da Urticária Fria:
- Anti-histamínicos. Esses medicamentos bloqueiam a liberação de histamina produzindo sintomas. Os produtos de venda livre (sem receita médica) incluem loratadina (Claritin), fexofenadina (Allegra), cetirizina (Zyrtec) e levocetirizina (Xyzal).
- Evite mudanças bruscas de temperatura. Tome especial cuidado para proteger sua pele do frio.
Prevenção do Urticária Fria: Você pode ajudar a prevenir um episódio recorrente de Urticária Fria com essas práticas:
- Pegue um anti-histamínico sem receita médica antes da exposição a frio.
- Tome medicamentos como prescrito.
- Proteja sua pele das mudanças frias ou súbitas de temperatura. Por exemplo, use uma roupa de mergulho ao nadar em água fria. Algumas pessoas tiveram sucesso com este método, mas não está provado.
- Evite bebidas geladas e alimentos para evitar o inchaço da garganta.
- Se seu médico prescreveu um auto injetor de epinefrina (Epipen, Auvi-Q, outros), mantenha-o com você para ajudar a prevenir reações graves.
Se você está agendado para uma cirurgia, fale com seu cirurgião de antemão sobre sua Urticária Fria. A equipe cirúrgica pode tomar medidas para ajudar a prevenir sintomas induzidos pelo frio na sala de operações.