A uvaia é conhecida como uma fruta do mato, típica da Mata Atlântica Seu sabor é intenso, assim como seu perfume.
O sabor, apesar de intenso, pode não agradar a todos por ser azedo, e desse fato que surgiu seu nome ubaia, que em tupi significa fruto azedo.
A fruta é amarela, arredondada e possui duas sementes de aproximadamente quatro centímetros de diâmetro.
De flor branca, a árvore é comumente plantada para uso doméstico, uma vez que seus frutos amassam, oxidam e ressecam com facilidade, tornando pouco viável a sua comercialização.
Você pode até encontrar a uvaia in natura fora de época, mas como os frutos da uvaieira amassam, oxidam e ressecam muito facilmente, é mais viável preferir a época da frutificação, que ocorre entre setembro e janeiro.
Fora de época, melhor optar por produtos derivados da fruta, como sucos, compotas, geleias e outros.
Chega a ter de seis a treze metros de altura, mas existem variações da espécie que crescem em pequenos arbustos de até um metro de altura.
A uvaia, por ser nativa da Mata Atlântica, é muito usada em diversos projetos de reflorestamento, servindo de alimento para aves e pequenos animais, os atraindo novamente para seu habitat.
Primeiramente, a uvaia tem um alto benefício ecológico. Como é uma planta nativa da mata atlântica e pelo seu fruto saboroso até para os pássaros, a uvaieira é muito utilizada em projetos de reflorestamento em áreas degradadas, de preservação permanente e plantios mistos.
Sua madeira não é comercialmente utilizada, sendo apenas usada por locais para utilidades domésticas (lenha, moirões etc).
Seus frutos são ricos em vitamina A e C (quatro vezes mais que a laranja), combatendo desta forma os radicais livres e, consequentemente o envelhecimento celular.
É eficaz na prevenção de alguns males que afetam nossa saúde como doenças cardiovasculares, câncer, doenças derivadas do envelhecimento, além de serem muito indicados para acompanhamento no tratamento de HIV, no tratamento de tumores, malária, processos inflamatórios e para diminuir o nível de ácido úrico.
Para que serve a Uvaia?
Para que serve a uvaia? é uma pergunta frequente. além disso, A Uvaia é rica em vitaminas, minerais e alguns antioxidantes, estes nutrientes ajudam a combate e a prevenir as doenças como: ácido úrico, câncer, malária, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.
Benefícios da Uvaia para saúde
Ácido Úrico
A uvaia contem ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo.
Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina, uma proteína contida em muitos alimentos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Malária
Há uma poderosa substância encontrada na uvaia que a faz estar entre os Remédios Naturais Para Malária, semelhante ao quinino, que tem sido diretamente associada a neutralização desses parasitas da malária de indução.
Você pode extrair essa substância para uma dose concentrada ou simplesmente adicionar algumas deliciosas uvaia a sua dieta diária.
As uvaia estão amplamente disponíveis em áreas tropicais e pode fazer maravilhas para a promoção da saúde em geral e rápida recuperação.
Câncer
Por ser rica em antioxidantes , antocianinas, carotenoides e flavonoides, a uvaia livra o corpo de radicais livres que podem alterar o DNA das células e causar diversos tipos de câncer.
Doenças Cardiovasculares
A uvaia também exerce efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular. É rico em flavonoides, nomeadamente, procianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células dos danos enquanto fortalecem o coração.
Também ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL benéfico.
Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais, que podem levar ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência cardíaca.
Envelhecimento
A uvaia contêm licopeno, um nutriente que é raramente encontrada em outros alimentos.
O licopeno protege o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável.
A maioria das frutas e legumes possui os melhores nutrientes quando comidos crus.
Radicais Livres
A uvaia contém compostos, como flavonóis e antocianinas, que lhe conferem potentes propriedades antioxidantes e tornam útil para mantê-los saudáveis.
Nossos corpos geram radicais livres durante o funcionamento normal.
Estes radicais livres podem causar danos celulares e estão implicados em uma variedade de problemas, que vão desde doenças autoimunes, câncer e catarata até doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, artrite reumatoide e envelhecimento.
Uvaia tem Alto teor de Vitamina C
Complementando a importância ecológica da Uvaia, a fruta tem aproximadamente quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.
Uvaia Contém Vitamina A
Além do alto teor de vitamina C, a uvaia contém uma considerável quantidade de vitamina A para contribuir às suas necessidades diárias deste nutriente.
Seu consumo é mais comum na forma de sucos, compotas, mousses, doces, flans e sorvetes, assim como em geleias, vinagres, licores e outros.
No entanto, é preciso cuidar com a quantidade de açúcar usado para que não se torne muito calórica. Seu consumo é pouco aceitado in natura devido ao seu sabor forte e azedo, mas se apreciar o sabor, não existem contraindicações nessa forma de consumo.