As pessoas poderão receber a vacina COVID-19 na farmácia local depois que for aprovada e os órgãos responsáveis autorizarem uma imunização e as doses começarem a ser distribuídas entre as pessoas.
Isso inclui as vacinas COVID-19 da Pfizer e BioNTech e Moderna que foram autorizadas em dezembro para uso emergencial. Foram emitidas orientações em 9 de setembro, ampliando o acesso às vacinas COVID-19 quando estiverem disponíveis.
Esta ação se baseia em progresso, no sentido de fornecer uma vacina segura, eficaz e amplamente disponível até 2020. Vai ser possível que os farmacêuticos solicitem e administrem vacinas COVID-19, isso vai melhorar o acesso a vacina.((https://www.hhs.gov/about/news/2020/09/09/trump-administration-takes-action-to-expand-access-to-covid-19-vaccines.html))
Importância dos farmacêuticos na vacinação:
Farmacêuticos licenciados pelo estado e estagiários de farmácia qualificados atuando sobre a supervisão de farmacêuticos licenciados serão qualificados como pessoas aptas para aplicação da vacina COVID-19 na farmácia.
Eles poderão solicitar e administrar vacinas COVID-19 por enquanto para aqueles que foram aprovados pelos órgãos competentes. A vacina Pfizer-BioNTech é autorizada para maiores de 16 anos e a vacina Moderna é autorizada para maiores de 18 anos.
Nenhuma vacina foi ainda autorizada para crianças menores de 16 anos e elas podem não estar disponíveis até que mais estudos sejam realizados.
Durante anos, os farmacêuticos foram parte integrante da ajuda na administração de vacinas à comunidade, por causa de algumas leis aprovadas, os farmacêuticos também puderam administrar vacinas para a pandemia de H1N1 em 2009.
Os farmacêuticos são educados e têm conhecimento sobre vacinas ao longo da vida e são uma fonte de informação e prestação de cuidados para vacina COVID-19 na farmácia. As pessoas deveriam se sentir confortáveis com seus farmacêuticos.
O que isso significa para você?
Quando uma vacina COVID-19 na farmácia estiver amplamente disponível, você poderá ser imunizado pelo seu farmacêutico local. Entretanto, certifique-se de que está a par de todas as vacinas, muitas das quais podem ser administradas pelo seu farmacêutico, incluindo a sua vacina contra a gripe.((https://www.hhs.gov/sites/default/files/licensed-pharmacists-and-pharmacy-interns-regarding-covid-19-vaccines-immunity.pdf))
O papel do farmacêutico na vacinação:
Os padrões atuais para a educação escolar de farmácia incluem treinamento sobre administração de imunização. Mais de 360.000 farmacêuticos também foram treinados sobre como administrar vacinas ao longo da vida para crianças, adolescentes e adultos.
Somos um profissional de saúde existente e acessível para o público e, especialmente durante esta pandemia, o acesso é uma parte importante. Ter uma relação de confiança com seus provedores de saúde é algo que os farmacêuticos já têm.
A maioria dos estados permite que os farmacêuticos solicitem e administrem muitas imunizações para adultos e crianças. De acordo com uma pesquisa de 2020 isso inclui vacinas para:
- Pneumonia;
- Cobreiro;
- Tétano, difteria e coqueluche;
- HPV;
- Hepatite B;
- Sarampo, caxumba e rubéola;
- Meningite;
- Gripe.
No início da temporada de gripe 2018-2019, os farmacêuticos administraram a vacina contra a gripe a quase um terço de todos os adultos que receberam a vacina, de acordo com dados do IBGE.
As farmácias permanecem acessíveis durante o COVID-19:
Todos os prestadores de serviços de saúde, desde os hospitais até as farmácias, estão na linha de frente para garantir que os serviços de saúde estejam disponíveis durante esse período, ao mesmo tempo que protegem os pacientes e profissionais de saúde.
As farmácias estiveram lá na linha de frente, fizeram tudo para garantir que seus pacientes fossem cuidados, mesmo sob seu próprio risco de exposição, e estiveram e (continuarão) lá para suas comunidades.
Não estamos apenas lidando com questões relacionadas ao COVID-19, também estamos tentando manter a continuidade dos cuidados para pacientes com necessidades agudas e crônicas.
Disponibilizar vacinas COVID-19 nas farmácias locais aumentará amplamente a acessibilidade para a população. Os pacientes visitam seus farmacêuticos regularmente e costumam ter relacionamentos com eles.
Isso coloca os farmacêuticos em uma posição única para educar e ajudar a aumentar as taxas de imunização, especialmente porque muitas farmácias estão abertas além do horário comercial padrão e não estão longe da casa dos pacientes.
Quase todos vivem perto de uma farmácia. Isso é particularmente importante em regiões que são mal atendidas do ponto de vista médico ou têm poucos profissionais de saúde.
O que vem a seguir para a vacina COVID-19:
O programa de vacinação COVID-19 do governo tem um manual para distribuição de vacinas. Começa com a fase um para profissionais de saúde e, em seguida, passa para trabalhadores essenciais e pessoas em alto risco, incluindo idosos.
Assim que um grande número de doses for disponibilizado, ele passa para a fase dois e a vacina COVID-19 na farmácia será disponibilizada para os público em geral, incluindo distribuição em consultórios médicos, clínicas e farmácias.((https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/faq.html))
Cuidados especiais na manutenção das vacinas?
Ambas as vacinas COVID-19 autorizadas para uso de emergência são novas vacinas de RNA que carregam instruções genéticas para que nossas células imunes façam parte de uma proteína que desencadeia uma resposta imune a COVID-19.
O esquema de dosagem da vacina Pfizer-BioNTech é de duas injeções separadas por três semanas, e a vacina COVID-19 na farmácia da empresa Moderna deve ser aplicada em duas injeções com quatro semanas de intervalo.
Essas vacinas requerem temperaturas baixas e precisam ser transportadas em freezers. A vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 precisa ser mantida ultra fria a -80 a -60 graus C, o que requer freezers especializados e gelo seco.
Após o descongelamento, pode ser conservado na geladeira por cinco dias e em temperatura ambiente por duas horas.
A vacina Moderna COVID-19 pode ser transportada em freezers convencionais a temperaturas de -25 a -15 graus C e, em seguida, é estável em geladeira por 30 dias e em temperatura ambiente por 12 horas.
Como está o processo de fabricação das vacinas?
Os fabricantes aumentaram a produção de frascos, seringas e suprimentos em um esforço para evitar a escassez experimentada quando uma vacina COVID-19 na farmácia para o novo vírus da influenza H1N1 foi disponibilizada pela primeira vez.
Os desafios persistentes para a imunização generalizada são ter equipamento de proteção individual adequado e mão de obra suficiente. Acho que o público precisa entender que, para a vacina COVID-19 na farmácia, não teremos todo esse suprimento saindo rapidamente.
Haverá alguma priorização para aqueles que estão em maior risco de serem vacinados primeiro. Provavelmente haverá uma introdução gradual conforme o suprimento se tornar mais disponível.
À medida que outras vacinas são aprovadas, isso vai melhorar com o tempo. Vai demorar vários meses antes de vacinarmos toda a população de uma vez. Mas com tempo e paciência os pacientes podem esperar que as vacinas sejam disponibilizadas para todos pelos farmacêuticos.