A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina do Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade.
Além disso, aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária.
Entretanto, a autorização veio após uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório.
No entanto, segundo a equipe técnica da Agência, as informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, conforme solicitado pela Pfizer e autorizado pela Anvisa.
Além disso, a avaliação da Agência levou 21 dias, descontados os 14 dias que a Pfizer utilizou para responder exigências técnicas da Anvisa.
Importância da vacinação em crianças contra a covid-19:
Crianças não vacinadas contra a Covid-19 correm mais risco de infecção pela doença e de repassar o vírus a outras pessoas, situação que alimenta o surgimento de novas variantes.
Além disso, as pesquisas já demonstraram que crianças infectadas podem desenvolver a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, manifestação grave da Covid-19 que pode levar à hospitalização e causar sequelas.
Por esta razão, especialistas reforçam a necessidade de incluir as crianças no calendário de vacinação contra Covid-19 o quanto antes.
Crianças podem espalhar o vírus da covid-19:
Natasha Ferreira infectologista do Hospital Estadual de Serrana, diz que a inclusão da população pediátrica no plano de imunização é uma maneira de protegê-las da infecção e frear o avanço do novo coronavírus.
“Além disso, é um risco manter um número tão grande da nossa população não imunizada, as crianças e adolescentes, além de estarem expostos, passam a ser vetores.
Entretanto, quanto mais o vírus se espalha, mesmo em casos leves, maior a chance de surgirem mutações e outras variantes, que talvez sejam resistentes às vacinas.”
Além disso, segundo a infectologista, diante destes riscos, há de se priorizar a vacinação de crianças.
“Portanto, precisamos começar a vacinar crianças o mais rápido possível para garantir a segurança de todos nós”, afirmou.((https://butantan.gov.br/noticias/vetores-de-transmissao-risco-de-sindrome-grave-e-miocardite-especialistas-apontam-os-perigos-de-deixar-de-vacinar-criancas-contra-covid-19))
Porque vacinar crianças ajuda na imunização indireta:
Além disso, vacinar as crianças também ajuda na proteção indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes.
No entanto, as pessoas que não podem se vacinar, seja pela idade (crianças muito pequenas) ou por questões de saúde (os que têm restrições médicas), ficam mais protegidas, destacou a AMB.
A proteção indireta também ajuda reduzir os casos secundários, que são incontáveis as justificativas éticas, epidemiológicas, sanitárias e de saúde pública isso justificam a imunização da população pediátrica.
Vacina do covid-19 em crianças previne casos graves e mortes:
A (SBP) Sociedade Brasileira de Pediatria também se pronunciou em nota a favor da vacinação de crianças contra Covid-19.
Afirma que “esta é uma alternativa certa de controle e prevenção da doença”.
“A vacina possui eficácia na prevenção da Covid-19, não só nos estudos clínicos controlados revelam isso, como também em experiências de mundo real.”
Além disso, a SBP afirmou ainda que não se pode ignorar que crianças estão morrendo de Covid-19 no país.
“No entanto, o Brasil se encontra diante de hospitalizações, com sequelas e mortes.
Além disso, a sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil.” ((https://butantan.gov.br/noticias/por-que-e-preciso-vacinar-criancas-contra-a-covid-19-o-quanto-antes-entidades-medicas-apoiam-urgencia-da-imunizacao-infantil-))
Detalhes da vacina do covid-19 em crianças:
Além disso, a formulação da vacina do Covid-19 em crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.
A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também por pais, mães e cuidadores.
Lembrando que a tampa de cor lilás, utilizada para aplicação com pessoas das outras faixas etárias.
Além disso, a vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021.
Em 11 de junho 2021, a Anvisa já havia autorizado a indicação da vacina para a faixa etária de 12 a 17 anos. ((https://www.saude.ce.gov.br/2022/01/04/ceara-aprova-aplicacao-de-vacina-da-pfizer-em-criancas-de-5-a-11-anos-sem-prescricao-medica/))
Quando começa a vacinação em crianças:
A aprovação da Anvisa permite que a vacina do Covid-19 em crianças já seja usada no país para a faixa etária de 5 a 11 anos.
Além disso, chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS) que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil. ((https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-vacina-da-pfizer-contra-covid-para-criancas-de-5-a-11-anos))