A vacina do COVID-19 para crianças por enquanto ainda não foi liberada, crianças mais novas foram excluídas dos primeiros ensaios clínicos da vacina COVID-19, pois queriam determinar se a vacina era relativamente segura em adultos saudáveis.
E isso tudo antes de testá-la em grupos mais vulneráveis, para sua própria proteção. Em uma reunião especialistas sobre vacinas reconheceram que não há dados sobre o efeito da vacina em crianças e adolescentes menores de 16 anos (ou em mulheres grávidas ).
Os membros mais jovens de nossa sociedade demorarão algum tempo para serem vacinados. Em um comunicado à imprensa foi confirmada uma autorização de uso emergêncial da vacina apenas em “indivíduos com 16 anos de idade 98oiou mais.((https://www.pfizer.com/science/coronavirus/vaccine))
Quando o teste começa em crianças?
Já começaram. A Pfizer se tornou a primeira desenvolvedora de vacina do COVID-19 para crianças em testes em setembro. E em 10 de dezembro, a Moderna também começou a testar sua vacina que está atualmente em revisão e poderá ser liberada em crianças entre 12 e 17 anos.
De acordo com um comunicado de imprensa da empresa, 3.000 participantes serão inscritos, com metade recebendo duas injeções e a outra metade recebendo um placebo. O teste será realizado com previsão de conclusão do estudo em junho de 2022.
Estamos encorajados pelas análises intermediárias e primárias do estudo em adultos com 18 anos ou mais e este estudo com adolescentes nos ajudará a avaliar a segurança e imunogenicidade potencial de nossa vacina nesta importante população jovem.
Esperamos ser capazes de fornecer uma vacina segura para fornecer proteção aos adolescentes para que possam voltar à escola em um ambiente normal. ”
No mesmo dia em que Moderna começou os testes em adolescentes, disseram que os estudos de acompanhamento para incluir crianças pequenas, ao lado de mulheres grávidas, poderiam começar em meados de janeiro.
Quanto tempo esperar a vacina para crianças?
Pode levar quase um ano para a vacina do COVID-19 para crianças. Com a pressa para colocar vacinas seguras no mercado, os pesquisadores não incluíram crianças nos grupos de estudo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Portanto, nenhuma criança foi testada com a vacina do COVID-19 para crianças, então os órgãos que aprovam as vacinas não recomendarão a distribuição de uma vacina para crianças até que ela seja devidamente estudada. Mas a boa notícia é esta questões estão sendo tratadas.
Como a vacina COVID-19 pode afetar as crianças?
Ainda não sabemos, mas é importante lembrar que todas a vacina do COVID-19 para crianças têm efeitos colaterais conhecidos e geralmente são muito leves.
Os efeitos colaterais que estão sendo observados com as vacinas para adultos incluem dor no local da injeção, inchaço e vermelhidão, junto com possível febre.
Como as crianças têm um sistema imunológico robusto, esses efeitos colaterais normalmente encontrados podem ser exagerados em crianças, mas isso significa simplesmente que a vacina está tomando.
Como as vacinas contra o coronavírus atualmente em desenvolvimento são muito novas, há apenas dados relatando efeitos colaterais de curto prazo mensuráveis nos últimos dois meses em populações de estudo que variam em tamanho de 30.000 a 40.000 pessoas.”
Quando algumas dessas vacinas são licenciadas para uso em populações muito maiores, provavelmente veremos mais relatos de efeitos colaterais.
O que isso significa para você?
Pode demorar um pouco até a vacina do COVID-19 para crianças, então, por enquanto, você deve continuar a seguir as diretrizes de saúde pública COVID-19, distanciando-se socialmente e fazendo com que usem uma máscara.
Felizmente, as crianças são bastante resistentes a esse vírus e, quando você for vacinado, ele as protegerá também.
Mantendo seus filhos protegidos de COVID-19:
Crianças pequenas parecem ter menos probabilidade de morrer de infecção por COVID-19 do que adultos, mas estudos descobriram que elas têm um risco maior de desenvolver algo chamado de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças.
Esta é uma doença inflamatória que pode afetar vários sistemas de órgãos em todo o corpo, incluindo o cérebro, o coração e os pulmões. Mas muitas crianças com a doença também tinham o vírus que causa o COVID-19 ou estiveram perto de alguém que estava infectado com COVID-19.
Até que seu filho receba a vacina do COVID-19 para crianças, as melhores etapas para protegê-lo da infecção são aquelas com as quais estamos familiarizados. Use máscaras sempre que sair de casa e até mesmo em sua casa se houver alguém presente que não more lá ou se alguém que mora lá estiver infectado com COVID-19.
Além disso, mantenha pelo menos um metro e oitenta de distância de outras pessoas e, quando estiver perto de pessoas que não moram em sua casa, encontre-as do lado de fora em vez de dentro de casa.
Essas regras se aplicam a pessoas de todas as idades não importa se você é uma criança ou um adulto. “Lembre-se de que pode ser muito difícil para as crianças manterem distância umas das outras, então cabe aos pais não colocar seus filhos em situações em que são evitáveis.((https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-takes-key-action-fight-against-covid-19-issuing-emergency-use-authorization-first-covid-19))