Vacina novavax do COVID-19: Como Funciona? Quando vai estar disponível? vamos esclarece tudo. A vacina novavax do COVID-19 foi criada pela Novavax uma empresa de biotecnologia sque está adotando uma abordagem tradicional para desenvolver uma vacina contra a doença do COVID-19.
A empresa anunciou no final de novembro que sua vacina candidata, NVX ‑ CoV2373, havia inscrito mais de 20.000 pacientes em seus testes em estágio final. Esperava-se que os testes da Fase 3 começassem em dezembro.
Embora isso coloque a Novavax atrás de seus concorrentes, os resultados iniciais de seus testes de vacinas são promissores, e é possível que as suas estatísticas de eficácia esteja em volta de 95%.((https://www.novavax.com/our-pipeline#nvx-cov2373))
Como funciona a vacina novavax do COVID-19?
A vacina novavax do COVID-19 usa uma proteína spike feita sob medida que imita a proteína natural spike do novo coronavírus. A Novavax trabalhou durante anos no desenvolvimento de sua tecnologia de nanopartículas recombinantes e criou a primeira vacina COVID-19 usando esse método.
No verão, os primeiros testes clínicos mostraram que a vacina é segura, e testes mais avançados entraram em fase de planejamento em vários países.
A vacina de duas doses funciona introduzindo uma subunidade de proteína que estimula uma resposta imune e cria anticorpos que impedem o coronavírus de se ligar às células do receptor.
A proteína é combinada com o adjuvante Matrix-M da Novavax, uma substância desenvolvida para melhorar o desempenho de uma vacina.
Quão eficaz é essa vacina?
Os primeiros resultados de testes de vacina novavax do COVID-19 pela Novavax em abril revelaram uma forte resposta de anticorpos em animais à vacina. Poucas informações específicas foram reveladas.
Mas a empresa disse que a vacina gerou uma resposta de anticorpos mais elevada do que a imunidade natural que uma pessoa desenvolve após a infecção por COVID-19.
Em agosto, os primeiros testes em humanos mostraram fortes respostas de anticorpos, sem eventos adversos graves e poucos efeitos colaterais. Os resultados dos ensaios clínicos de estágio final em humanos são esperados em 2021.((https://ir.novavax.com/news-releases/news-release-details/novavax-covid-19-vaccine-granted-fast-track-designation-us-fda))
Normalmente, os desenvolvedores de vacinas expõem os participantes à doença que estão tentando prevenir para ver se a vacina funciona. No estudo da Novavax, os participantes não serão expostos diretamente ao vírus mas em vez disso, os pesquisadores usarão uma abordagem de infecção natural.
O desafio será determinar se a vacina novavax do COVID-19 ou outras medidas de proteção como mascaramento ou distanciamento social oferecem a maior proteção.
Quando a vacina novavax estará disponível?
A vacina novavax do COVID-19 está gerando muito interesse porque os primeiros dados mostraram que ela era altamente eficaz na prevenção da replicação do coronavírus nas passagens nasais.
Este é um desenvolvimento importante para as vacinas COVID, pois pode ajudar a reduzir as taxas de infecção e transmissão. No entanto, a Novavax está atrás de seus concorrentes quando se trata de testes clínicos, então a vacina pode não estar disponível até o final de 2021.
A empresa ainda não divulgou nenhuma estimativa sobre as datas de distribuição. A própria empresa também enfrenta um desafio significativo, pois 2019 foi um ano difícil para a Novavax.
A empresa vendeu algumas de suas instalações de fabricação e tem que contar com mais empreiteiros para fabricar muitas de suas vacinas. Isso pode resultar em um atraso na produção. Nenhuma informação foi fornecida ainda sobre o preço da vacina.
Quem pode obter a vacina Novavax?
Como outras vacinas candidatas COVID-19, a vacina novavax do COVID-19 foi testada em adultos com 18 anos ou mais. A empresa não forneceu atualizações sobre testes em crianças e adolescentes.
As informações ainda não foram fornecidas sobre as preocupações de grupos específicos, mas essas informações provavelmente serão reveladas por estudos clínicos em estágio final.
Independentemente das populações do grupo de estudo, quem pode receber as vacinas será em grande parte uma decisão regulatória. Os órgãos responsáveis estão fazendo essa regulamentação e fazem recomendações sobre como priorizar o fornecimento de vacinas.
Os profissionais de saúde e as pessoas que vivem em instituições como casas de idosos serão os primeiros a receber as vacinas, que inicialmente serão limitadas. Cada uma dessas pessoas precisaria receber duas doses dos principais candidatos à vacina até o momento.
Levará vários meses antes que o fornecimento de vacinas atenda à demanda. Orientação sobre quem receberá a vacina e quando será decidido quando os suprimentos estiverem disponíveis.
Embora haja pouca informação disponível sobre os detalhes de quando todos receberão as vacinas e onde podem obtê-las, os departamentos de saúde estaduais e locais estarão coordenando esforços para distribuir as doses das vacinas assim que estiverem disponíveis.
Efeitos colaterais e eventos adversos da vacina:
Nenhum evento adverso sério foi relatado nos primeiros ensaios da vacina novavax do COVID-19, mas mais informações estarão disponíveis após a publicação dos resultados do ensaio em estágio final.
Outros efeitos colaterais foram leves ou ausentes, de acordo com Novavax, com efeitos colaterais mais frequentemente atribuídos ao adjuvante da vacina (um ingrediente usado em algumas vacinas que ajuda a criar uma resposta imunológica mais forte em pessoas que recebem a vacina) do que à própria vacina.
Financiamento e desenvolvimento da vacina novavax:
A vacina novavax do COVID-19 recebeu mais de US $ 2 bilhões globalmente por seus esforços para desenvolver uma vacina COVID-19, com US $ 1,6 bilhão somente do governo dos EUA. Os fundos dos EUA foram doados como parte de uma operação.
Um programa do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Esse programa procuraram acelerar a rapidez com que as vacinas para combater o COVID-19 podem ser desenvolvidas e aprovadas para uso.((https://health.ucdavis.edu/health-news/newsroom/uc-davis-health-joins-novavax-in-testing-a-new-covid-19-vaccine-/2020/12))