Vareniclina – Para que Serve, Indicações e Contraindicação. Além disso, A vareniclina é usado para adjuvante na interrupção do tabagismo. Vareniclina é um medicamento comumente usado no tratamento para parar de fumar, pois atua no cérebro, reduzindo a vontade de fumar e os sintomas de abstinência. O uso do tartarato de vareniclina foi aprovado com essa finalidade pela FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos) em 2006, e chegou ao Brasil um ano depois. Desde então, vem sendo considerado o medicamento mais eficaz entre os tratamentos de primeira linha para cessar o tabagismo. Então, confira Vareniclina – Para que Serve, Indicações e Contraindicação.Indicação da Vareniclina: Normalmente a vareniclina é indicada para tabagistas que já tentaram parar por outros tratamentos medicamentosos sem sucesso ou que, na primeira consulta, o médico acha que tem o perfil de benefício do uso desta medicação como primeira escolha. Existem outras opções medicamentosas como o antidepressivo bupropiona, bem como adesivos e gomas que apresentam nicotina na composição, as situações de escolha entre um e outro medicamento depende da avaliação médica.
Como Funciona a Vareniclina: A vareniclina se liga parcialmente ao receptor da nicotina, com isso ela consegue ao mesmo tempo reduzir a intensidade do desejo pelo cigarro e diminuir os sintomas relacionados à abstinência. Consequentemente, os indivíduos podem atingir e manter a abstinência do cigarro.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Por outro lado, se mesmo o tomando a Vareniclina a pessoa não resiste e fuma um cigarro durante o tratamento, o medicamento tem o potencial de demover a sensação de prazer associada ao fumo e isso ajudará a prevenir um círculo vicioso e fortalecerá o paciente a alcançar o sucesso no tratamento, impedindo que ele sinta prazer nas possíveis escapadas durante o tratamento antitabagista.
Como Usar Vareniclina: A vareniclina é introduzida aos pacientes aos poucos: primeiro apenas uma dose de 0,5 mg por dia, por três dias. Depois, o paciente começa a tomar duas doses de 0,5 mg em momentos diferentes do dia por mais quatro dias, e por fim começa a consumir um comprimido de 1 mg de uma vez, até o final do tratamento. Com isto reduzem-se possíveis efeitos colaterais e facilita que o paciente mantenha aderido ao tratamento.
Efeitos Colaterais Vareniclina: O efeito colateral mais comum da Vareniclina é a náusea (que ocorre em 30% dos pacientes), que é minimizada ingerindo-se a medicação após refeições e com um copo de água. Menos de 6% dos pacientes suspendem a medicação por esta razão. Também é comum os pacientes sentirem náuseas, problemas de sono, constipação, gases e/ou vômitos. Você pode ter problemas de sono, sonhos vívidos e incomuns.
Algumas pessoas podem ter reações cutâneas sérias enquanto estiverem tomando o medicamento, ou mesmo reações alérgicas. Se você tiver estes sintomas ou tiver uma erupção cutânea com descamação ou bolhas na sua boca, suspenda o uso e procure auxílio médico imediatamente.
Contraindicações da Vareniclina: A Vareniclina não deve ser utilizado por pacientes menores de 18 anos de idade, grávidas, lactantes e pessoas que tem o hábito de se automedicar. Pessoas com alergia à vareniclina ou outros compostos do medicamento também estou contraindicadas. Pacientes que apresentarem doenças psiquiátricas não estabilizadas devem primeiro tratá-las antes de iniciar o tratamento com Vareniclina.