O avanço da variante ômicron é responsável pelo aumento recente de casos de Covid-19 no Brasil.
Além disso, diferente das outras variantes, a ômicron tem se mostrado o vírus dominante com alta transmissibilidade. ((https://butantan.gov.br/noticias/avanco-da-omicron-faz-casos-de-covid-19-triplicarem-no-brasil-e-quase-dobrarem-nas-americas-em-uma-semana))
A Ômicron é uma variante do coronavírus SARS-CoV-2, responsável por dois terços dos novos casos de Covid-19 na Europa.
Ela também representa menos 50% a 60% de risco de hospitalização e morte do que estirpes anteriores, como a Delta.
Por esta razão a vacinação em crianças é especialmente importante porque a ômicron tem aumentado a chamada contaminação intrafamiliar: dentro de casa.
Além disso, se a preocupação com a contaminação sempre foi maior da porta de casa para fora, com a ômicron é um pouco diferente.
Pois a Organização Mundial da Saúde diz que os casos de transmissão dentro da própria família aumentaram com o surgimento da variante. ((https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/variante-omicron-ja-e-dominante-em-pernambuco/))
Como é transmitido a variante ômicron:
A variante ômicron pode ser transmitido durante um aperto de mão (seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), por meio da tosse, espirro e gotículas respiratórias contendo o vírus.
Além disso, a ômicron é transmitida da mesma forma que outros vírus respiratórios por três modos: contato, gotículas ou por aerossol.
Transmissão por contato:
A transmissão por contato ocorre por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca).
Este tipo de transmissão também pode ocorre por meios de objetos e superfícies contaminados com o vírus.
Transmissão por gotículas:
Este tipo de transmissão ocorre por meio da exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus, por uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra.
Além disso, isso ocorre principalmente quando ela se encontra a menos de 1 metro de distância da outra.
Transmissão por aerossol:
A transmissão por aerossol ocorre por meio de gotículas respiratórias (aerossóis) contendo vírus.
Além disso, os aerossóis podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).
Estas circunstâncias incluem:
– Ficar em locais fechados com várias pessoas podem ter sido expostas a uma pessoa infectada ao mesmo tempo.
– Ficar em espaços fechados dentro dos quais várias pessoas podem ter sido expostas a uma pessoa infectada ao mesmo tempo.
– Ventilação inadequada leva ao acúmulo de pequenas gotículas e partículas respiratórias em suspensão.
Período de incubação do vírus:
O período de incubação da variante ômicron é estimado entre 1 a 14 dias.
Período de transmissibilidade da variante ômicron:
A transmissão da variante ômicron pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas ou indiretamente pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada.
Além disso, a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.
No entanto, muitos pacientes podem transmitir a doença durante o período de incubação, geralmente 48 horas antes do início dos sintomas.
Sobretudo, estas pessoas estão infectadas e eliminando vírus, mas ainda não desenvolveram sintomas (transmissão pré-sintomática).
Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), indivíduos assintomáticos têm muito menos probabilidade de transmitir o vírus do que aqueles que desenvolvem sintomas. ((https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-e-transmitido))