A variante ômicron ou ômicron é uma variante do SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.
A sua linhagem B.1.1.529 foi relatada à Organização Mundial da Saúde pela África do Sul em 24 de novembro de 2021. ((https://pt.wikipedia.org/wiki/Variante_%C3%93micron_do_SARS-CoV-2))
O Abdi Mahamudi gerente de incidentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou que a variante Ômicron do coronavírus não é apenas um resfriado comum.
Além disso, ele também ressaltou que os sintomas causados pela mutação são mais leves, porém, ainda exigem atenção pela alta capacidade de transmissão.
No entanto, onde quer que a Ômicron chegue é questão de semanas para ela se tornar dominante”, ressaltou o cientista.
Ele citou o exemplo da Dinamarca, região onde a variante causou alta no número de casos em apenas dois dias.
De acordo com Mahamudi, estudos apontam que a mutação causa sintomas mais leves por afetar a parte superior do corpo, como a dor garganta.
“Ele ainda afirmou que diferentemente das outras variantes, que podem causar pneumonia grave”.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Falta de vacinação favorece o surgimento de mutações da ômicron:
A nova variante ômicron deve afetar mais quem não tomou a vacina, e as mutações acontecem quando um vírus se prolifera e no momento da replicação do material genético.
No entanto, podem acontecer erros na sequência de RNA que favorecem o aparecimento de uma cepa talvez mais perigosa do que as até então existentes.
Além disso, a pesquisadora científica e vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Maria Carolina Sabbaga.
Ela explica que isso acontece quando há alta transmissibilidade, como ocorreu no auge da primeira e segunda onda de Covid-19 no Brasil, ou seja, o vírus está infectando muitas pessoas, surgem variantes.
“Estamos em um mundo globalizado e não adianta vacinar uma parte do mundo e não vacinar a outra, nós estamos todos juntos.
Portanto, se todos não se vacinar não vamos resolver essa pandemia.
É a mesma coisa de vacinar só São Paulo e não vacinar o entorno, dessa forma começam a chegar variantes de outros lugares”, explica ela. ((https://butantan.gov.br/noticias/nova-variante-omicron-deve-afetar-mais-quem-nao-tomou-a-vacina-como-criancas-e-adolescentes))
Variante ômicron se espalha com mais facilidade:
A variante Ômicron se espalha com mais facilidade do que o vírus Sars-CoV-2 originário de Wuhan, na China.
Além disso, a facilidade com que essa variante se espalha, em comparação com a Delta, por enquanto é desconhecida, mas é preciso ficar alerta aos relatos de que uma pessoa com infecção pela Ômicron.
Variante ômicron causa complicações mais graves?
Não se sabe muito das complicações causadas pela variante ômicron, são necessários mais pesquisas. ((https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-informa-o-que-sabemos-sobre-a-omicron))