A variante ômicron é um vírus que pode ser transmitido de forma direta e indireta com alguns hábitos.
Além disso, poucas pessoas sabem, por razão é importante ficar atentos para prevenir e combater esse vírus.
A variante ômicron deixou o mundo todo em estado de alerta, pois com a circulação de um vírus, é comum que ocorram mutações ao longo do tempo.
No entanto, o que se sabe até o momento é que essa evolução ocorreu em países com baixa cobertura vacinal, e ainda não se sabe qual será o comportamento dela em populações com alta cobertura vacinal.
Sobretudo, estudos estão sendo realizados diariamente com o objetivo de fornecer maiores informações sobre a transmissão, sintomas e diagnóstico.
A ômicron é uma variante com 50 mutações, sendo 30 delas na espícula viral (proteína S), fato que causou grande preocupação e rapidamente ocasionou sua classificação como VOC (variante de preocupação) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, as mutações ocorrem devido as mudanças constantes de um vírus, sendo comum que ocorram com o tempo quando se trata de infecções virais.
Portanto, é importante saber os hábitos comuns que transmitem o vírus e evitar a propagação. ((https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/11/29/omicron-o-que-se-sabe-sobre-a-nova-variante-do-coronavirus.ghtml))
Hábitos comuns que transmitem a variante ômicron:
Além disso, a ômicron é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus, de elevada transmissibilidade e de distribuição global.
De acordo com as evidências mais atuais, o SARS-CoV-2, da mesma forma que outros vírus respiratórios, é transmitido principalmente por alguns hábitos como pro exemplo:
Esfregar os olhos sem antes de lavar as mãos:
Embora a principal via de contágio seja respiratória, a variante ômicron também pode ser transmitida por meio ocular, ou seja, tocar ou esfregar a mão contaminada nos olhos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, isso é possível porque o vírus é transmitido de forma direta e indireta, digamos que a pessoa toca em uma superfície contamina e logo após coloca as mãos nos olhos, nariz ou boca automaticamente já esta contaminado com o vírus.
Espirros e tosse:
O vírus também pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém contaminado tosse ou espirra.
No entanto, a maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.
Um outra forma de contagio bem comum é respirar as gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa que está com o vírus. ((https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/))
Toque ou aperto de mão:
A variante ômicron pode ser transmitido por contato durante um aperto de mão ou com objetos e superfícies contaminados seguido do toque nos olhos, nariz ou boca. ((https://www.cmi.rj.gov.br/detalhe-da-materia/info/saiba–o-que-e-covid-19-como-e-transmitido-como-se-proteger-e-a-vacinacao-completa/18680))
Ficar próximo de alguém sem proteção facial:
Além disso, ficar próximo de alguém sem proteção de mascara pode ocorrer contaminação da variante ômicron.
Isso porque o vírus pode ser transmitido por meio da exposição de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
A transmissão por aerossol podem permanecer suspensas no ar, serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos (geralmente horas).
Formas de prevenção da variante ômicron:
– Lave as mãos com água e sabão com frequência, ou se não houver água e sabão use um desinfetante para as mãos à base de álcool;
–Evite contato próximo de pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente, assim evita a propagação do vírus.
– Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sem serem lavadas;
– Evite o compartilhamento de copos, pratos ou outros objetos de uso pessoal;
– Cubra a boca e nariz com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar após, jogue o papel no lixo e higienizar as mãos;
– Limpe e desinfete os objetos e superfícies que sejam tocadas com frequência por várias pessoas. ((https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/))