A varíola dos macacos é uma doença infecciosa causada pelo vírus monkeypox que afeta humanos e outros animais.
Além disso, o vírus monkeypox pode ser transmitida pela manipulação de carne de animais selvagens, pela mordida de um animal, por fluidos corporais, por objetos contaminados ou por contato próximo com uma pessoa infectada. ((https://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola_dos_macacos))
No entanto, a varíola recebeu este nome em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos que “eram mantidos para pesquisa”, disse Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA.
No entanto, o principal vetor da doença, a varíola dos macacos, ainda é desconhecido, embora se suspeite que roedores africanos estejam envolvidos na transmissão.
Desde então, mais de 450 casos foram relatados no país africano e pelo menos oito casos foram exportados internacionalmente.
Como ocorre a transmissão da varíola dos macacos:
Em geral, a varíola pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por uma pessoa infectada (humana ou animal), ou pelo contato com lesões na pele ou materiais contaminados, como roupas e roupas de cama, causados pela doença.
O período de incubação para varíola dos macacos geralmente dura de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.
As pessoas infectadas devem, portanto, permanecer isoladas e sob observação por 21 dias.
Além disso, diante dos casos específicos no Reino Unido, a UKHSA aconselha pessoas, particularmente gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com outros homens (HSH) a ficarem alertas a quaisquer erupções ou lesões incomuns em qualquer parte do corpo.
Especialmente na genitália e procurarem o serviço médico nestes casos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Apesar da recomendação, a varíola dos macacos nunca foi descrita como uma doença sexualmente transmissível, embora possa ser transmitida por contato direto durante a atividade sexual, ressalta a agência.((https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/variola-dos-macacos-o-que-e-a-doenca-seus-sintomas-e-por-que-ela-afeta-humanos))
Sintomas da varíola dos macacos:
Além disso, o intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de cerca de 10 dias e a duração dos sintomas é geralmente de duas a quatro semanas.
Os sintomas do vírus monkeypox iniciais incluem
– Febre;
– Dores de cabeça;
– Dores musculares;
– Aumento de volume dos gânglios linfáticos;
– Fadiga;
– Erupções cutâneas que começam por ser vermelhas e planas e mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas.
Prevenção da varíola dos macacos:
A prevenção para vírus monkeypox consiste em evitar o contato com animais doentes (vivos ou mortos) que possam abrigar o vírus da varíola (roedores, marsupiais e primatas) e devem abster-se de comer ou manusear caça selvagem.
É importante também higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel são importantes para evitar a exposição ao vírus.
Além de evitar contato com pessoas infectadas e usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele.
Varíola dos macacos tem cura?
Não é conhecida cura para a doença, porém o medico pode prescrever administração de medicamentos como o cidofovir ou brincidofovir.