A varíola dos macacos (monkeypox) é um vírus do género ortopoxvírus, ela foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa.
Além disso, a doença pode ser transmitida por fluidos corporais, por objetos contaminados ou pelo contato próximo com uma pessoa infetada. ((https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/variola-dos-macacos-o-que-e-a-doenca-seus-sintomas-e-por-que-ela-afeta-humanos))
O primeiro caso humano de varíola dos macacos foi registrado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensificados para eliminar a varíola.
Portanto, desde então, a varíola dos macacos foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental.
Afinal, o que é varíola dos macacos?
A varíola dos macacos é conhecida também como monkeypox é um vírus do género ortopoxvírus da família Poxviridae.
Além disso, esta doença infecciosa causada pelo vírus afeta seres humanos e outros animais.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A varíola dos macacos é uma espécie zoonótica selvagem tipicamente encontrada em regiões florestais da África central e ocidental.
No entanto, os casos relatados na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália parecem não estar relacionados às regiões africanas, sugerindo uma possível transmissão comunitária do vírus.((https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/variola-dos-macacos-o-que-e-a-doenca-seus-sintomas-e-por-que-ela-afeta-humanos))
Como ocorre a transmissão da varíola dos macacos?
A varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal).
Pode se desenvolver também após a exposição da pele ferida, membranas mucosas, gotículas respiratórias, fluidos corporais infectados ou mesmo contato com roupas contaminadas.
Além disso, o período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.
Por esta razão, que as pessoas infectadas precisam ficar isoladas e em observação por 21 dias. ((https://www.cnnbrasil.com.br/saude/transmissibilidade-da-variola-dos-macacos-chama-a-atencao-diz-infectologista/))
Quais são os sintomas do varíola dos macacos:
Os sintomas do monkeypox podem ser leves ou graves, e as lesões na pele podem ser pruriginosas ou dolorosas.
Além disso, em casos mais leves de varíola podem passar despercebidos e representar um risco de transmissão de pessoa para pessoa.
Os sintomas iniciais são dores de cabeça, febre, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga.
Mais tarde, formam-se erupções, que inicialmente se tornam vermelhas e planas, e depois se tornam bolhas com pus e crostas.
O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de aproximadamente 10 dias e a duração dos sintomas geralmente de duas a quatro semanas.((https://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola_dos_macacos))