Início » Doenças » Vasculite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Vasculite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

vasculite

Vasculite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos. Além disso, vasculite é o nome dado ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos. A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se não tratada a tempo, a vasculite leva à cicatrização, necrose e morte definitiva dos vasos acometidos.

Em alguns casos, as vasculites podem causar enfraquecimento da parede dos vasos, fazendo-os ceder à pressão do sangue, propiciando a formação de aneurismas. Então, confira Vasculite – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos.

vasculite
vasculite

Causas da Vasculite: As vasculites podem ser secundárias a uma doença ou agressão, ou seja, causadas por vários fatores ou agentes, sendo os mais comuns os infecciosos (bactérias, vírus, protozoários), que agem diretamente na parede do vaso.

Outros fatores causadores da vasculite podem ser drogas os agentes (penicilina, quinina, antibióticos vários). Ultimamente têm sido comuns as vasculites pelo uso de drogas ilícitas (heroína, cocaína).

Existe ainda a possibilidade de a vasculite ser primária, causada por reações imunológicas ou por mecanismos desconhecidos. Podem ser localizadas na pele isoladamente ou acometerem vasos de diversos órgãos como rins, pulmões e pele.

Tipos de Vasculites: As vasculites podem acometer qualquer tipo de artéria ou veia e lesar desde grandes vasos, como a artéria aorta, até vasos microscópicos, como as arteríolas dos olhos ou dos rins. As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas as vasculites são, em geral, processos mediados por defeitos no sistema imunológico.

As vasculites podem ocorrer secundariamente a algumas doenças auto-imunes, como Lúpus e artrite reumatoide ; infecções, como hepatite C, sífilis ou AIDS; ou como uma reação a certos tipos de medicamentos. Existem também as vasculites primárias, ou seja, aquelas que ocorrem sem uma causa aparente e sem estarem associadas a nenhuma outra doença. As vasculites podem ser dividas pelo tamanho dos vasos acometidos:

Vasculites de Grandes Vasos: Arterite de Takayasu – vasculite que acomete grandes artéria , principalmente aquelas mais próximas do coração, como a artéria aorta e seus ramos; Arterite temporal (arterite de células gigantes) – Também acomete grandes artéria , principalmente a aorta e os vasos da face.

Vasculite de Médios e Pequenos VasosÉ uma vasculite que acomete vasos de tamanho médio e pequeno, poupando a aorta. Podem ou não estar associada a outras doenças como lúpus, hepatite, esclerodermia e neoplasia.

Vasculite de Vasos Pequenos e Microscópicos: É a vasculite que acomete os pequeníssimos vasos dentro dos órgãos . Também podem ser primárias ou secundárias. As mais comuns são:

  • Poliarterite nodosa
  • Doença de Kawasaki
  •  Vasculite primária do sistema nervoso central (vasculite cerebral)
  •  Tromboangeíte obliterante (doença de Buerger).

Sintomas da Vasculite: Os sintomas da vasculite (ou Angéite) são causados por inflamação dos vasos sanguíneos (artéria , veias e capilares) que podem afetar as pessoas de todas as idades. Esta desordem sistêmica afeta o sistema vascular e altera a função primária das artéria que transportam sangue oxigenado para os tecidos do corpo e as veias que transportam o sangue desoxigenado para o coração.
os sintomas da vasculite é uma doença multissistêmica que pode afetar:

vasculitevasculite

Tratamento da Vasculite: A recuperação da vasculite é lenta, embora o prognóstico é benigno. O tempo de recuperação pode ser de meses, um ano ou mais. Na maioria dos casos não é mortal se a pessoa doente não desenvolveu distúrbios renais, pulmonares ou ambos.
Se a vasculite se torna crônica, pode servir um tratamento a longo prazo. Considerando a gravidade dos sintomas e das lesões da vasculite, o médico determina o tipo do tratamento. Se as lesões são dolorosas, queimam ou coçam, o médico pode prescrever uma medicação.

Em casos leves ou moderados se trata com medicamentos anti-histamínicos e anti-inflamatórios não-esteroides. Os casos graves ou complexos que podem estar relacionados com a disfunção de outros órgãos , podem ser tratadas com a ajuda de glicocorticoides para suprimir a inflamação .

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.