Vasectomia – Benefícios e Malefícios Para Saúde a vasectomia é um tipo de contracepção masculina permanente, que impede a libertação de espermatozoides quando o homem ejacula. A vasectomia faz com que os tubos que transportam o esperma dos testículos para a uretra (vasos deferentes), são alterados cirurgicamente.
A cirurgia de vasectomia é uma das formas mais eficazes de contracepção, uma vez que a concepção apenas é possível em 15 em cada 10.000 casais, em que o homem realizou uma vasectomia. Contudo, a decisão de realizar uma vasectomia deve ser ponderada, uma vez que reverter este processo de vasectomia é muito difícil e pode mesmo não ser bem sucedido. Uma vasectomia apenas deve ser realizada se o homem não desejar ter filhos no futuro, pelo que esta decisão deve fazer uma vasectomia deve ser considerada por ambos os membros da família principalmente pelo casal. Então confira abaixo Vasectomia- Benefícios e Malefícios Para Saúde.
A lógica da cirurgia de vasectomia é muito simples, basta causar uma interrupção no canal deferente, e esperma armazenado no epidídimo vai deixar de atingir a vesícula seminal. Assim, o esperma ejaculado não atingi a formação sem um único esperma presente assim quando é um sucesso a cirurgia de vasectomia.
Como é Realizada a Cirurgia de Vasectomia: A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, que não precisam ser executadas em um ambiente hospitalar. O urologista faz uma pequena anestesia local na pele do escroto e um pequeno corte exteriorizada dos canais deferentes. A partir daí, basta cortar e costurar cada uma das extremidades. A cirurgia de vasectomia dura entre 15-20 minutos.
Repouso Depois da Cirurgia de Vasectomia: O paciente recebe alta poucos minutos após o final da cirurgia de vasectomia e deve permanecer em repouso durante dois ou três dias.
Tomar banho apenas após 24-48 horas de feita a vasectomia, retornar ao trabalho depois de cinco dias, exercícios físicos só depois de uma semana, pelo menos. É sempre aconselhável para confirmar esses prazos com o médico que realizou a cirurgia de vasectomia.
Quando se faz a cirurgia de vasectomia nos primeiros dois ou três dias, é possível que a dor e desconforto na região da virilha. Esta dor é geralmente mínimo e diminui com analgésicos comuns.
Relação Sexual Depois Da Vasectomia: O paciente pode retomar a ter relações sexuais depois de cirurgia de vasectomia apos uma semana, mas este período pode ainda ter espermatozoide viável no esperma.É preciso cerca de 20 ejaculações necessárias para limpar o gasoduto.
Depois de três meses de avaliação depois de feita a vasectomia do sêmen é indicado para procurar esperma. Se não houver mais, o paciente pode ser considerado estéril. A taxa de sucesso da vasectomia é de 99,8%.
Complicações da Cirurgia de Vasectomia: A vasectomia é uma cirurgia simples, com baixo índice de complicações. Nos primeiros dias de pós-operatório da vasectomia é comum que o sangue no sêmen, fique inchado no saco escrotal e dor local. Pode acontecer nas primeiras semanas que faz a cirurgia de vasectomia aconteça da incisão dos vasos deferentes esvaziar uma pequena esperma dentro do saco escrotal.
Esta depleção da vasectomia pode desencadear uma reação inflamatória e a formação de granulomas de espermatozoides, os quais podem ser observados como pequenos nódulos, dolorosos no caminho de deferente condutores. O granuloma é uma massa formada pela mistura de esperma e células de defesa do nosso sistema imunitário.
Outra complicação possível apos a cirurgia de vasectomia é a sensação de peso, plenitude ou dor no saco escrotal devido ao acúmulo de espermatozoides no epidídimo. Depois de algumas semanas que faz vasectomia, o testículo começa a diminuir a produção de esperma e o organismo começa a absorver os já existentes, resultando em uma melhora no congestionamento.
São raros os casos onde se faz a vasectomia em que não se tem nenhuma melhoria no desconforto do paciente, se depois da vasectomia a dor persistir é preciso ser avaliada pelo urologista novamente. A Reversão depois de Fazer Vasectomia: Em alguns casos, a vasectomia pode ser revertida, mas a cirurgia de reversão é muito mais complexa. Quanto mais o tempo decorrido após a vasectomia, menor as chances de que a reversão de vasectomia para ter sucesso. 15 anos após a vasectomia, a menos de um terço das reversões são eficazes.
Mitos Sobre a Vasectomia: Há muitas informações falsas sobre a vasectomia, circulando entre os pacientes. Podemos afirmar que:
- A vasectomia não causa impotência sexual.
- A vasectomia não causa perda de libido.
- A vasectomia não aumenta o risco de qualquer tipo de câncer.
- A vasectomia não aumenta o risco de qualquer doença cardíaca.
- Também é importante notar que a vasectomia é um método contraceptivo que não reduz as chances de transmissão ou contaminação de qualquer doença sexualmente transmissível (DST).
- A ejaculação do homem continua normalmente, a diferença é que não haverá nenhum esperma no meio do esperma.
- Se o paciente tem uma doença sexualmente transmissível com vasectomia ou sem a vasectomia, o risco de transmissão continua a ser a mesma.