O Verapamil é um medicamente muito indicado pelos médicos, pois o Verapamil é muito eficaz, além de ser facilmente encontrado. Além disso, o Cloridrato de Verapamil (substância ativa) tem a vantagem de poder ser usado em pacientes nos quais outros medicamentos estão contraindicados ou não são bem tolerados, tais como nos portadores de asma, diabetes mellitus, depressão, transtornos da função sexual, vasculopatia cerebral ou periférica, doença coronariana, hiperlipidemias, hiperuricemia e senilidade. Atua na redução dos níveis pressóricos na crise hipertensiva e na hipertensão refratária.
Informação importante sobre verapamil:
Não deve utilizar Verapamil se tiver uma doença cardíaca grave como “síndrome do nódulo sinusal” ou “bloqueio AV” (a menos que tenha um pacemaker), insuficiência cardíaca grave, batimentos cardíacos lentos que tenham causado desmaios ou determinadas perturbações do ritmo cardíaco do átrio (as câmaras superiores do coração que permitem que o sangue flua para o coração).
Precauções antes de tomar verapamil:
Você não deve usar Verapamil se você é alérgico a ela, ou se você tem um problema cardíaco grave , como:
- “síndrome do seio doente” ou “bloqueio AV” (a menos que você tenha um marca-passo);
- Insuficiência cardíaca grave;
- Batimentos cardíacos lentos que fizeram com que você desmaiasse;
- Certos distúrbios do ritmo cardíaco do átrio (as câmaras superiores do coração que permitem que o sangue flua para o coração).
Para se certificar de que o Verapamil é seguro para si, informe o seu médico se tiver:
- Insuficiência cardíaca congestiva;
- Pressão sanguínea baixa;
- Doença renal;
- Doença hepática;
- Um distúrbio nervoso muscular, como miastenia graves ou distrofia muscular.
Não se sabe se este medicamento irá prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. O Verapamil pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais no bebê em amamentação. Não deve amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento.
Como devo tomar verapamil?
Tome Verapamil exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções do seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado. Não esmague, mastigue nem quebre um comprimido ou cápsula de libertação prolongada. Engula tudo.
Se tiver dificuldade em engolir toda a cápsula de libertação prolongada, pergunte ao seu médico ou farmacêutico se é seguro abrir a cápsula e espalhar o medicamento numa colher de molho de maçã para facilitar a ingestão. Engula esta mistura imediatamente sem mastigar. Não guarde a mistura para uso posterior. Descarte a cápsula vazia.
Sua pressão arterial precisará ser verificada frequentemente. Sua função renal ou hepática também pode precisar ser verificada. Se você precisar de cirurgia, informe o cirurgião antes do tempo que você está usando este medicamento. Você não deve parar de usar o Verapamil de repente. Parar repentinamente pode piorar sua condição.
Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação de pressão arterial para o resto da sua vida.
O Verapamil pode ser apenas parte de um programa completo de tratamento que também inclui dieta, exercícios e outros medicamentos. Siga as instruções do seu médico de perto. Armazene à temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O que acontece se eu perder uma dose de verapamil?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose em falta se já estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome remédio extra para compensar a dose esquecida.
O que devo evitar enquanto tomar verapamil?
Se você também tomar disopiramida, evite tomá-la dentro de 48 horas antes ou 24 horas depois de tomar o Verapamil. O Verapamil pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirige ou faz qualquer coisa que requer que você esteja alerta.
Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode se sentir tonto. Levante-se devagar e mantenha-se firme para evitar uma queda. Beber álcool pode baixar ainda mais a pressão arterial e aumentar alguns efeitos colaterais deste medicamento. A toranja e o sumo de toranja podem interagir com o Verapamil e causar efeitos potencialmente perigosos. Discuta o uso de produtos de toranja com o seu médico.
Efeitos colaterais de verapamil:
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Verapamil: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:
- Dor no peito, ritmo cardíaco rápido ou lento;
- Um sentimento de tontura, como se você fosse desmaiar;
- Falta de ar (mesmo com esforço leve), inchaço, ganho de peso rápido;
- Problemas pulmonares – ansiedade, suor, pele pálida, chiado, falta de ar, tosse com muco espumoso;
- Problemas do fígado – perda de apetite, dor no estômago, cansaço, hematomas ou hemorragias fáceis, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).
Os efeitos colaterais do Verapamil comum podem incluir:
- Prisão de ventre;
- Dor de cabeça, tontura;
- Testes de função hepática anormais.
Que outras drogas afetarão o verapamil?
Muitos medicamentos podem interagir com o Verapamil. Alguns medicamentos podem aumentar ou diminuir os níveis sanguíneos de Verapamil, o que pode causar efeitos colaterais ou torná-los menos eficazes. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer um que você inicie ou pare de usar, especialmente:
- Aspirina, imatinib, lítio, nefazodona, erva de São João;
- Todos os outros medicamentos para o coração ou pressão arterial, especialmente clonidina, digoxina, flecainida, ivabradina, nicardipina ou quinidina;
- Um antibiótico – claritromicina, telitromicina;
- Medicamento antifúngico – itraconazol, cetoconazol, posaconazol, voriconazol;
- Betabloqueador – atenolol, carvedilol, labetalol, metoprolol, nadolol, nebivolol, propranolol, sotalol e outros;
Esta lista não está completa e muitos outros medicamentos podem interagir com o Verapamil. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Dê uma lista de todos os seus medicamentos para qualquer profissional de saúde que o trate.
Outras informações:
Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe os seus medicamentos com outras pessoas e utilize Verapamil apenas para a indicação prescrita. Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.