Verruga Plantar – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos ficar informados. Além disso, a verruga plantar é uma lesão benigna da pele que pode ocorrer em diferentes partes do corpo. Verruga Plantar, é uma condição que, como o próprio nome diz, aparece na sola do pé e isso é apenas por causa de sua localização que é muito doloroso para o ponto de impedir a caminhada de pessoas que sofrem.
Essas verrugas são causadas por infecção com um vírus da família do papiloma humano, por que elas são contagiosas e a transmissão é mais comum em chuveiros públicos e centros de banhos de esportes.
Verruga plantar pode aparecer em qualquer lugar nas solas dos pés e podem ser confundidos com calos, em geral, uma característica que é a diferença são lesões pretas e pequenas presentes nesses pontos da superfície.
Depois de uma verruga plantar aparecer, elas geralmente proliferam na sola e causam pequenos mosaicos feitos até de verrugas menores. Para saber mais sobre essas lesões de pele, nós convidamos você a continuar lendo este artigo sobre verruga plantar – causas, sintomas e tratamentos.
Principais Sintomas de Verruga Plantar: São dois tipos de verruga plantar e os sintomas variam de acordo com o tipo de lesão que causou a infecção. Saiba quais os tipos de verrugas plantares e os sintomas:
Verruga Mirmecia: Esta verruga está relacionada com HPV-1 e é o tipo mais comum de verruga plantar. É caracterizado por uma verruga profunda e única porque ele comete um ou muito poucas peças de sola.
Esta lesão é sensível ao toque e pressão, de modo que o principal sintoma é causar dor ao caminhar ou pisar. Tal verruga plantar pode ser reconhecido por causa de espessura significativamente a superfície da pele, tornando-se muito mais difícil.
Verruga Superfícial: É a lesão que está associada com o HPV-2 e é muito mais fácil de reconhecer porque não é única, mas representa um conjunto de verrugas muito semelhante ao mosaico de calos. Estas lesões são indolores e pode aparecer tanto no solo e nos dedos dos pés.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para determinar que tipo de verruga plantar temos pego, você precisa visitar o médico para realizar um exame físico da área que lhe permite diferenciar estas lesões de outras condições semelhantes às cicatrizes fibrosas, calos ou granulomas causados pela presença de um corpo estranho dentro da pele.
Principais Causas de Verrugas Plantares: Verruga plantar, como mencionamos na introdução, são causadas por infecção de vírus, que cresce e sobrevive facilmente em ambientes úmidos. Portanto, a causa da propagação de verruga plantar é a exposição ao pé infectado com os locais de vírus, mas também para a transpiração excessiva das extremidades, que permite que o vírus sobreviva por mais tempo e se espalhando.
Em seguida, você vai conhecer os modos mais comuns de transmissão:
- Sendo descalço em chuveiros públicos.
- Andar descalço em banheiros ginásios, piscinas e centros desportivos.
- Os pés descalços em uma sauna.
- Usando sapatos emprestados.
- Usando meias emprestadas.
- Chuveiros sujos.
No entanto, é importante notar que o vírus entra no corpo, ele precisa de uma pequena lesão no pé que irá servir como um gateway, como um corte, bolha, cicatriz não curado, entre outros.
Tratamento de Verruga Plantar: Felizmente, na maioria dos casos verruga plantar representam mais do que um problema estético que o médico, grande parte dessas lesões desaparecem por conta própria ao longo do tempo, cerca de dois anos após a infecção. No entanto, quando se trata de uma verruga plantar dolorosa que perturba ao caminhar, é necessário que o especialista médico prescreva o tratamento tópico para diminuir o tamanho das lesões para desaparecer -los.
Um tratamento comum utilizado por médicos para verrugas a plantar, é a aplicação tópica de azoto líquido depois raspando a superfície da verruga com um bisturi. Os atos de nitrogênio dentro da lesão queima para eliminá-lo completamente. Após este tratamento, o médico deverá prescrever medicamentos para a dor e curar a ferida 2 vezes ao dia para prevenir a infecção.
Você também pode remover a verruga plantar com aplicação de laser de CO2 , que também queima a lesão, mas a sua aplicação requer o uso de anestesia e tratamento pode deixar uma marca ou cicatriz.
Dicas Para Prevenir Verrugas Plantares:
- Usar sandálias em banheiros públicos, piscinas e saunas.
- Secar os pés cuidadosamente após o banho incluindo no interior dedos.
- Não usar meias com os pés molhados.
- Não usar qualquer calçado que foi usado durante a infecção com uma verruga plantar.
- Durante o tratamento da verruga plantar é necessário cobrir o resto do pé para evitar que outra infecção ocorra durante a eliminação.
Este artigo é informativo, não têm poder de prescrever tratamentos médicos ou fazer qualquer diagnóstico. Nós convidamos você a visitar um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou desconforto.