Vertebrobasilar – Causas, Sintomas e Tratamentos que não pode ser ignorado. Alem disso, o sistema arterial vertebrobasilar está localizado na parte de trás do cérebro e inclui as artérias vertebrais e basilares. Essas artérias fornecem sangue, oxigênio e nutrientes para estruturas vitais do cérebro, como seu tronco encefálico, lobos occipital e cerebelo. Uma condição chamada aterosclerose pode reduzir ou interromper o fluxo sanguíneo através do sistema vertebrobasilar.
A aterosclerose é um endurecimento e bloqueio das artérias. Acontece quando a placa que é composta de colesterol e cálcio se acumula em suas artérias.
O acúmulo de placa reduz as artérias e reduz o fluxo sanguíneo. A placa pode bloquear completamente sua artéria ao longo do tempo, impedindo que o sangue atinja seus órgãos vitais. Isso pode ocorrer em qualquer artéria em seu corpo.
Quando ocorre nas artérias do seu sistema vertebrobasilar, reduz o fluxo sanguíneo para estruturas na parte de trás do seu cérebro. Esta condição é conhecida como insuficiência vertebrobasilar (VBI).
Causas da Vertebrobasilar: O que Causa VBI? O VBI ocorre quando o fluxo de sangue na parte de trás do seu cérebro é reduzido ou pára. De acordo com o Nebraska Medical Center , a aterosclerose é a causa mais comum do transtorno.
Fatores de Risco: Quem Está em Risco de VBI? Os fatores de risco para o desenvolvimento de VBI são semelhantes aos associados ao desenvolvimento da aterosclerose. Esses incluem;
- Fumando;
- Hipertensão arterial (hipertensão);
- diabetes;
- obesidade;
- Com idade Superior a 50 anos;
- História familiar da doença;
- Lipídios elevados ou gorduras no sangue (conhecido como hiperlipidemia);
- As pessoas que têm aterosclerose ou doença arterial periférica também têm um risco aumentado de desenvolver VBI;
Quais São os Sintomas da Vertebrobasilar: Os sintomas do Vertebrobasilar variam dependendo da gravidade da condição. Alguns sintomas podem durar alguns minutos e alguns podem se tornar permanentes. Os sintomas comuns de Vertebrobasilar incluem:
- Perda de visão em um ou em ambos os olhos;
- Visão dupla;
- Tonturas (vertigem);
- Entorpecimento ou formigamento nas mãos ou nos pés;
- Náusea e vomito;
- Fala arrastada;
- Mudanças no estado mental, incluindo confusão;
- Súbita, fraqueza severa em todo o seu corpo, que é chamado de ataque de queda;
- Perda de Equilíbrio e coordenação;
- Dificuldade de deglutição;
- Fraqueza em parte do seu corpo;
Os sintomas do Vertebrobasilar são semelhantes aos de um acidente vascular cerebral. Procure atendimento médico de emergência se você tiver esses sintomas. A intervenção médica imediata ajudará a aumentar sua chance de recuperação se seus sintomas forem o resultado de um acidente vascular cerebral.
Como o Vertebrobasilar é Diagnosticado: Seu médico realizará um exame físico e executará uma série de testes se tiver sintomas de VBI. O seu médico irá perguntar-lhe sobre as suas condições de saúde atuais e pode solicitar os seguintes testes;
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética para examinar os vasos na parte de trás do seu cérebro;
- Angiografia por ressonância magnética (MRA);
- Exames de sangue para avaliar a capacidade de coagulação;
- Um ecocardiograma;
- Um raio-X de suas artérias, chamado de angiograma;
- Em casos raros, seu médico também pode pedir uma torção espinhal, ou punção lombar;
Como o VBI é Tratado: Seu médico pode recomendar várias opções de tratamento diferentes, dependendo da gravidade de seus sintomas. Eles também recomendarão mudanças de estilo de vida, incluindo:
- Deixar de fumar se fumar;
- Mudando sua dieta para controlar os níveis de colesterol;
- Perder peso se você está com sobrepeso ou obesidade;
- Tornando-se mais ativo;
Além disso, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a reduzir o risco de danos permanentes ou acidentes vasculares cerebrais. Esses medicamentos podem:
- Controlar a pressão sanguínea;
- Controle diabetes;
- Reduzir os níveis de colesterol;
- Com o sangue muito fino;
- Reduzir a coagulação do seu sangue;
Em alguns casos, seu médico pode recomendar uma cirurgia para restaurar o fluxo sanguíneo para a parte de trás do cérebro. A cirurgia de bypass ou uma endarterectomia também são opções. Uma endarterectomia remove a placa da artéria afetada.