O vírus da influenza H3N2 é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.
Esta doença é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
Além disso, o período de incubação dos vírus influenza é geralmente de 2 dias, variando entre um e quatro dias.
Já os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
A febre alta é um dos sintoma do vírus da influenza H3N2mais importante da doença e dura em torno de três dias.
Já os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.
Além disso, alguns casos podem apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
No entanto, a vacina da influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença.
Portanto, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. ((https://www.saude.ms.gov.br/h3n2-ses-orienta-populacao-sobre-os-cuidados-contra-a-influenza-em-ms/))
O que é o vírus da influenza H3N2:
O vírus da influenza H3N2 ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade.
Além disso, este vírus apresenta-se com início de febre, dor muscular e tosse seca e possui a evolução autolimitada, de poucos dias.
No entanto, a gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin.
Entretanto, são conhecidos três tipos de vírus influenza: A, B e C, os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias sazonais em diversas localidades do mundo, enquanto o último costuma provocar alguns casos mais leves.
Além disso, a influenza é classificado em subtipos, como o A (H1N1) e o A (H3N2).
Por outro lado o tipo B é dividido em duas linhagens Victoria e Yamagata, no entanto, embora possuam diferenças genéticas, todos os tipos podem provocar sintomas parecidos, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga.
O vírus da influenza H3N2 é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados.
Esta doenças é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa contaminada tosse ou espirra. ((https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais/))
Sintomas do vírus da influenza H3N2:
Alguns sintomas do vírus da influenza H3N2 podem ser confundidos, inicialmente, com uma gripe comum.
Os principais sintomas são febre, espirros, tosse, coriza, dores de cabeça, calafrio, dor muscular, cansaço excessivo, náuseas e vômitos, diarreia (mais frequente em crianças), garganta inflamada e moleza.
Incubação do vírus da influenza H3N2:
O período de incubação do vírus da influenza H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas.
Além disso, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.
Sobretudo, durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença.
No entanto o período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.
Além disso, a doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.
Este é o período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.
Recomendação:
As pessoas que apresentarem sintomas gripais recomenda-se procurar atendimento médico na unidade hospitalar, mais próxima de sua residência.((https://www.vicosa.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/confirmado-o-primeiro-caso-do-virus-h3n2-em-vicosa/94031))