O vírus epstein barr ou (EBV) é um herpesvírus, infectante de células da nasofaringe e linfócitos B (célula de defesa) que espalham o vírus pelo organismo, também conhecida como mononucleose e febre do beijo.
Hoje no Dicas de Saúde vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre vírus epstein barr e quais a recomendações adequadas.
Além disso, esse vírus ocorre durante a adolescência ou na idade adulta jovem, e provoca a mononucleose infecciosa em metade dos casos.
Afinal, o que é o vírus epstein barr?
O vírus epstein barr é uma doença infecciosa também chamado herpesvírus humano 4, este é um vírus da família da herpes, é um dos vírus mais comuns em humanos, cuja infecção ocorre pela transferência oral de saliva.
A doença mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein Barr (herpes-vírus humano tipo 4) que também caracteriza-se por fadiga, febre, faringite e linfadenopatia, com relação a fadiga ela pode persistir durante semanas ou meses.
Tem vacina para vírus Epstein Barr ?
Não existem vacinas para prevenir a vírus Epstein Barr e mononucleose.
Sintomas do vírus Epstein Barr
– Dor de garganta;
– Fadiga;
– Inchaço dos gânglios linfáticos;
– Tosse;
– Perda de apetite;
– Inflamação do fígado;
– Hipertrofia do baço.
Recomendações
– Procure um médico para esclarecer o diagnóstico se apresentar sintomas que possam ser atribuídos genericamente a uma virose que persiste por dias;
– Faça procedimentos básicos de higiene são indispensáveis ao tratar dos doentes.
– Lave as mãos.
– Evite contato com pessoas que sabidamente estejam com mononucleose;
– Faça repouso, ingira alimentos leves e muito líquido, se for portador a doença;