O vírus H5N1 é causada por um grupo de vírus que ocorre naturalmente nas aves selvagens.
Este é um vírus é patogênico e pode causar sintomas leves, graves, ou complicações que pode ate levar a morte.
Contudo, o vírus pode infectar pássaros, porém não causar muitas doenças ou mortes.
Porém, ele pode causar um grande número de doenças e mortes em galinhas e outras aves domésticas.
Em alguns casos, pessoas que tiveram contato próximo com aves domésticas doentes também foram infectadas com o vírus H5N1 e ficaram muito doentes.
Além disso, algumas pessoas infectadas com esse vírus morreram, no entanto, é importante lembrar que, quase todas as pessoas que contraíram desta doença tiveram contato próximo com aves infectadas. ((https://www.health.ny.gov/diseases/communicable/influenza/avian/))
Diagnostico do vírus H5N1:
O diagnóstico rápido da H5N1 pode ajudar a evitar novos contágios, pois este vírus tem o tempo de incubação que pode durar de um a quatro dias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A aplicação da terapia e orientação correta pode reduzir o potencial de contágio e o sofrimento do paciente.
O teste diagnóstico de H5N1 consiste em reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR) de espécimes respiratórios, incluindo RT-PCR convencional ou em tempo real, usando primers e sondas específicas de H5. ((http://www.boletimdasaude.rs.gov.br/conteudo/1445/influenza-humana-e-avi%C3%A1ria))
Tempo de isolamento do vírus H5N1:
A pessoa contaminada ou com suspeite do vírus H5N1 deve fica isolada por 14 dias ou mais, no entanto, isso vai depender da gravidade da doença no organismo.
Como prevenir do vírus H5N1:
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus H5N1 e suas complicações.
Além disso, a vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a vírus da gripe. ((https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe))
Uma outra forma para a prevenção contra o vírus H5N1 é evitar o contato direto com aves doentes ou mortas. Também é importante evitar o contato com qualquer outro tipo de aves, como pombos, patos e galinhas.
Além disso, uma outra forma de prevenção são as vacinas contra influenza A (H5N1) que foram consideradas seguras e imunogênicas.