O vírus H5N1 é uma doença causada por vírus da família Orthomyxoviridae e do género Influenza A, hospedado por aves, porém pode infetar também seres humanos e mamíferos, causando doença grave. ((https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/saude-e-bem-estar-animal-/gripe-das-aves.aspx))
O vírus H5N1 também é chamado de gripe das aves ou gripe aviária é o nome atribuído à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1).
Além disso, o primeiro surto de gripe foi ocorreu em Hong Kong em 1997, mas foi eficazmente controlado através do abate de milhões de aves. ((https://www.dw.com/pt-002/gripe-das-aves/t-52925060))
O que é vírus H5N1:
O vírus H5N1 também conhecido como gripe das aves, ou simplesmente H5N1, é um subtipo de vírus Influenza A que pode causar doença em humanos e muitas outras espécies animais.
Além disso, raramente esta doença afeta os humanos, porém existem casos em que o vírus pode ser transmitido para os humanos, provocando sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza. ((http://dicionario.sensagent.com/Influenza%20A%20subtipo%20H5N1/pt-pt/))
Onde surgiu o vírus H5N1:
O primeiro surto de gripe aviária provocada pelo vírus H5N1 ocorreu em Hong Kong em 1997, porém foi controlado através do abate em massa de 1,5 Milhões de aves domésticas.
No entanto, em 2003 começou um novo surtos de gripe H5N1 que, ao contrário do que aconteceu em 1997 não está a ser eficazmente controlada.
Além disso, o número de aves infectadas com o vírus H5N1 tem vindo a aumentar e a sua dispersão geográfica também, atingindo neste momento vários países asiáticos e, mais recentemente, a Europa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Entretanto, o número de humanos infectados também é bastante superior ao registado em 1997, o que tem gerado a preocupação de organismos internacionais que receiam a transformação desta epizootia (epidemia em animais) numa pandemia.
No entanto, ao constatar a grande dificuldade de controlar as infecções provocadas pelo vírus Influenza entre as aves e estando ciente da sua potencial transmissibilidade a humanos.
Portanto, a organização Mundial de Saúde (OMS) alertou todas as nações para que se preparassem para uma eventual pandemia de gripe provocada pelo vírus H5N1.
Vale ressaltar que, o vírus H5N1, como os outros vírus de gripe, tem como principal reservatório as aves aquáticas migratórias que são, frequentemente, portadoras assintomáticas do vírus.
E ao ser eliminado nas fezes, o vírus pode contaminar águas e terrenos que podem servir de veículo para infectar outras aves selvagens ou domésticas.((https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/gripe-das-aves/saber-mais-gripe-das-aves.aspx#:~:text=O%20primeiro%20surto%20de%20gripe,5%20Milh%C3%B5es%20de%20aves%20dom%C3%A9sticas.))
Tratamento do vírus H5N1:
A gripe causada pelo vírus H5N1 tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas.
Além disso, em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de antivirais, e se a gripe atingir um humano, geralmente, atinge de forma grave e o mais importante é procurar atendimento o mais rápido possível. ((https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/gripe-aviaria))
Vírus H5N1 é perigoso?
O vírus H5N1 representa risco menor de morte, mas possibilidade maior de transmissão entre as pessoas.
Além disso, esta doença causa dores de garganta, febre alta, acima de 38ºC, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, fraqueza, espirros e secreção nasal, e em alguns casos pode causar a morte. ((https://www.tuasaude.com/gripe-das-aves/))