O vírus langya ou langya henipavirus é um novo vírus do gênero Henipavírus, grupo conhecido por já ter causado surtos de infecções altamente letais em humanos.
Além disso, ele causou infecções em ao menos 35 pessoas na China entre 2018 e 2021.
Os pacientes apresentaram em sua maioria apresentaram febre, e como o vírus Langya foi descoberto recentemente, todas as concentrações dos especialistas agora envolvem rastrear as infecções humanas.
Contudo, esta é a primeira vez que o vírus é identificado em humanos, o patógeno é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Hendra e Nipah.
Além disso, as duas doenças causam quadros graves e ainda não têm tratamento em geral, os vírus desta família têm taxa de letalidade entre 40% e 75%, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Contudo, o Nipah foi descoberto em 1999 na Malásia e em Singapura, e foi responsável por 100 mortes em 300 casos, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) o incluiu na lista de vírus com potencial pandêmico.
O que é virus langya
O vírus langya é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas; 35 pessoas foram infectadas
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Esta é a primeira vez que o vírus é identificado em humanos, o patógeno pertence à família dos henipavírus, que inclui outras duas espécies já identificadas, o vírus Hendra e o vírus Nipah.
As duas doenças causam doenças graves e ainda não têm tratamento em geral, os vírus desta família têm uma taxa de letalidade entre 40 e 75.
Onde surgiu o vírus langya
O novo vírus chamado Langya henipavirus (LayV) também é conhecido de vírus langya foi identificado na China e já infectou 35 pessoas em duas províncias do leste, Henan e Shandong.
Além disso, os casos foram relatados em um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine.
No entanto, até agora nenhum dos novos casos foi fatal e a maioria é leve, com pacientes apresentando sintomas semelhantes aos da gripe, é a primeira vez que o vírus Langya foi detectado em humanos, é de origem animal e do tipo henipavírus.
Sintomas do vírus langya
Os sintomas do vírus langya incluem febre, cansaço, tosse, perda de apetite, dor muscular, náusea, dor de cabeça, vômito e junto com esses sintomas também possui riscos de baixos níveis de plaquetas, números de glóbulos brancos, redução da função hepática e renal.
Como ocorre a transmissão do vírus langya
Muitos estão preocupados com um possível surto do novo vírus, apesar que ainda não houve relatos de transmissão de humano para humano.
Tratamento
Ainda não há vacina ou tratamento para o vírus langya