Vírus Langya é um novo vírus do gênero Henipavírus conhecido também como langya henipavirus ou LayV ele vem causado surtos de infecções altamente letais em humanos, porém não há informações sobre mortes eventuais.
Além disso, a descoberta da circulação do vírus langya assusta, principalmente porque nem saímos por completo da pandemia do coronavírus.
Porém os pesquisadores ressaltaram que a transmissão do vírus langya não ocorreu de pessoa para pessoa, mas provavelmente do manejo de pessoas com os animais infectados.
Entretendo, a revelação preocupa porque outros patógenos desse grupo já causaram surtos e infecções graves na Ásia e na Oceania, principalmente primos do LayV, chamados Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV).
Afinal, onde surgiu o vírus langya
O vírus denominado como vírus langya surgiu na China entre 2018 e 2021 causou infecções em ao menos 35 pessoas e vem causando surtos de infecções altamente letais em humanos.
Sintomas do vírus langya
As pessoas infectadas pelo o vírus mantinham contato frequente com animais, e têm sintomas semelhantes aos de uma gripe.
Os sintomas do vírus langya incluem cansaço, febre, tosse, dor muscular, perda de apetite, náusea, dor de cabeça, vômito e junto com esses sintomas também possui riscos de baixos níveis de plaquetas, números de glóbulos brancos, redução da função hepática e renal.
O vírus langya ja chegou no Brasil?
Segundo o projeto Rede Nacional de Vigilância de Vírus em Animais Silvestres (Previr) e tem buscado, há alguns anos, sinais do vírus langya em solo brasileiro, e não há casos de infecção por langya , Hendra ou Nipah no Brasil.
Vírus langya tem tratamento
Ainda não há tratamento ou vacina para o vírus langya.