Amigdalina é o ingrediente ativo da vitamina B17, sua forma sintética (fabricada) é chamada laetrile. Ele foi usado como uma cura alternativa contra o câncer até 1980, quando foi proibido pela Food and Drug Administration (FDA). Este composto contém cianeto, que é um veneno bem conhecido, e é por isso que a FDA tornou ilegal vendê-lo como suplemento.
O que é a vitamina B17
A vitamina B17, ou seja, amigdalina, é uma molécula que pertence à família dos glicósidos cianogênicos, que é capaz de dar origem a cianeto de hidrogênio.
Esta substância foi descoberta há menos de dois séculos. É, em, uma pequena molécula reativa em geral, mas é interessante saber que a enzima beta-glicosidase é capaz de quebrar esta molécula para dar origem a duas glicoses, benzaldeído e cianeto de hidrogênio.
A amigdalina do século passado levou o nome de vitamina B17, com base em alguns estudos que a indicavam como um antitumoral eficaz. Estudos posteriores negaram essa hipótese, mas ainda hoje a nomenclatura permanece.
Benefícios da vitamina B17
Alimentos ricos em vitamina B17
A seguir veja, uma lista de alimentos ricos em vitamina B17.
Para fins medicinais, a vitamina B17 é apenas recomendada por proponentes de terapias alternativas, a medicina oficial adverte contra o uso de amigdalina devido à sua toxicidade. A principal indicação para o uso de prevenção de vitamina e terapia de oncologia.
Ademais, os seguidores da substância recomendam que ela fortalece o corpo. Para fins medicinais, a medicina alternativa recomenda a ingestão de alimentos e suplementos alimentares.
Produtos:
Entre os produtos que contêm bitamina B17 em um grande número de produtos podem ser identificados:
- Sementes de damasco e pêssego;
- Ameixa e cereja;
- Núcleos de amêndoas amargas;
- Sementes de maçãs e peras;
- Melancia e sementes de abóbora;
- Sementes de linho.
No corpo dos mamíferos amigdalina não é sintetizada, portanto, não é encontrada em alimentos de origem animal. A vitamina B17 pode ser suplementada com feijão, macadâmia, trigo, cevada e trigo sarraceno, nos quais uma pequena quantidade da substância é concentrada.
As sementes com os maiores teores de vitamina B17 são as de damasco. As sementes são vendidas e consumidas pelos seus efeitos benéficos e para prevenir o câncer. É fácil comprar um punhado de damascos, abri-las e comer.
A vitamina B17 ainda é uma fonte de controvérsia na comunidade médica do Ocidente e a FDA já a baniu, muito pouco dinheiro foi investido para fazer mais pesquisas.
Contraindicações
A recusa em usar a substância deve ser durante a gravidez e amamentação, bem como as outras contraindicações para o uso de amigdalina são:
- Intolerância individual;
- Diabetes mellitus;
- Doenças do trato gastrointestinal;
- Patologia dos rins, fígado, glândula tireóide.
- Para as crianças, o uso de uma substância também pode ser perigoso.
Deficiência da vitamina B17
Contudo, ainda não se sabe os sintomas da deficiência dessa vitamina e vale ressaltar que a causa do câncer não é a falta de vitamina B17 no organismo.
O mecanismo de desenvolvimento do câncer é complexo e pode envolver fatores emocionais, ambientais e genéticos. O que é principalmente defendido por alguns pesquisadores é que, em casos de deficiência, a capacidade do organismo de combater o câncer é muito baixa.