O Pequi é uma fruta típica do cerrado brasileiro, muito utilizada na culinária das regiões Nordeste e Centro-Oeste e também no Norte de Minas Gerais. Além disso, a medicina popular atribui uma série de usos ao Pequi.
O nome Pequi significa “pele espinhenta” e se deve à característica do seu caroço, que é cheio de espinhos. Ele é um fruto do tamanho de uma maçã com a casca verde, mas no seu interior há uma semente revestida por uma polpa amarela e macia, que é a parte comestível desse alimento.
Valor Nutricional do Pequi
Além de seu sabor e aroma, o fato é que o Pequi possui uma rica composição nutricional, que pode fazer muito bem à nossa saúde. Entre os seus nutrientes podemos citar a vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C, minerais como cobre, sódio, potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de fibras, proteínas, carboidratos, ácidos linoleico e oleico, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados.
Benefícios da Vitamina de Pequi para saúde
Para Prevenir o Câncer:
Estudos mostram que uma dieta rica em alimentos antioxidantes, como a Vitamina de Pequi, pode prevenir diversos tipos de câncer. Isso porque eles combatem os radicais-livres, compostos que levam a processos de degeneração dos tecidos do corpo, além de causarem mutações que podem levar ao câncer.
Para Combater o Estresse:
Geralmente os atletas costumam sofrer com estresse físico e isso faz com que a produção de radicais livres seja maior. A Vitamina de Pequi ajuda a melhorar o estresse oxidativo, a inflamação muscular e evita os danos no DNA.
Para Saúde da Pele:
Graças ao alto teor de vitamina A e tocoferol presentes na Vitamina de Pequi faz com que esse alimento se torne um poderoso aliado a cuidados da saúde e beleza da pele.
Esses nutrientes possuem propriedades antioxidantes poderosas, que podem proteger essas regiões dos danos causados pelos radicais livres, como manchas, rugas, linhas de expressão, sulcos e outros sinais do envelhecimento do precoce, além de auxiliar na melhor cicatrização de feridas, lesões e eczema.
Para Aliviar Dores:
Vários estudos mostraram que o consumo da Vitamina de Pequi, especialmente na dieta de atletas e praticantes de atividades físicas regulares, também pode ajudar a combater inflamações nos músculos articulações, algo muito comum após treinos muito intensos.
Além disso, pacientes que sofrem com artrite e outras condições inflamatórias também podem se beneficiar dos efeitos do fruto e aliviar as dores no corpo.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para Tratamento da Diabetes:
Como os antioxidantes combatem os radicais livres, pesquisas estão sendo desenvolvidas para provar que a Vitamina de Pequi pode ajudar no tratamento da diabetes e do lupos que concentram grandes quantidades de radicais livres.
Para Combater os Radicais Livres:
Estudos comprovaram que a Vitamina de Pequi é um dos alimentos mais indicados para combater os radicais livres, isso acontece, porque a Vitamina de Pequi é uma poderosa fonte de antioxidantes naturais.
Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:
Os radicais-livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, portanto consumir alimentos ricos em antioxidantes, como a Vitamina de Pequi, é benéfico para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a elasticidade da pele.
Para Redução do Colesterol Ruim:
A Vitamina de Pequi também é rica em ácidos graxos monoinsaturados, gorduras do bem que também são encontradas nas oleaginosas e azeites. Esses ácidos graxos podem reduzir os níveis de colesterol LDL do sangue , evitando acúmulo de placas de gordura e trazendo benefícios para a saúde do coração. Os principais são os ácidos oleico, palmítico, linoleico e esteárico.
Para Saúde Digestiva:
A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e a Vitamina de Pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia.
Para Saúde dos Olhos:
A Vitamina de Pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de Pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares.
Isso significa que, ao comer o fruto do Pequi e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.
Para Combater Inflamações:
Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de Vitamina de Pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos.
O que é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no Pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.
Para Saúde do Coração:
A Vitamina de Pequi tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e compostos orgânicos benéficos que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e protege o nosso coração.
Oléico, linoléico e ácido esteárico são encontrados no fruto, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.