A vitamina-K2 (menaquinona) é uma vitamina lipossolúvel que ajuda no metabolismo do cálcio, na saúde dos ossos e dos dentes, na saúde do coração e no equilíbrio hormonal. A vitamina K1 é encontrada principalmente em vegetais verdes, enquanto a Vitamina K2 é encontrada principalmente em produtos de origem animal ou alimentos fermentados. Benefícios de consumir esta a partir de sua dieta incluem reduzir o risco de calcificação das artérias, aterosclerose, cáries, cárie dentária, pedras nos rins e desequilíbrios hormonais.
Além disso, esta vitamina parece ser muito mais benéfica quando conseguida naturalmente de alimentos ricos em vitamina K do que com suplementos. Eu recomendo consumir queijo cru fermentado e outros laticínios integrais. Como poe exemplo, Ovos, fígado e carnes escuras são outros bons alimentos com vitamina K2.
O que é vitamina K2?
A vitamina K2 (menaquinona) é um composto lipossolúvel das vitaminas K necessário para manter a síntese proteica normal e o metabolismo completo dos nutrientes no organismo. Este elemento foi identificado pela primeira vez pelos cientistas americanos Binkley e Doisy em 1939, a partir de farinha de peixe em decomposição.
Bioquímicos descobriram que a substância tem um efeito anti-hemorrágico, diferente das propriedades funcionais da vitamina K1 , obtidas anteriormente da alfafa. A nova substância recebe o nome vitamina K2.
Ela desempenha um papel importante nos processos de suporte à vida humana, pois potencializa a formação de novas células do tecido ósseo, promove a absorção de cálcio e participa de reações de coagulação sanguínea.
Alimentos ricos em vitamina K2
A seguir veja a lista dos alimentos ricos em vitamina K2 incluem:
- Queijos fermentados (queijos moles e duros que envelheceram, como queijo cheddar cru, queijo azul, queijo de cabra, etc.);
- Fígado (como ganso, galinha ou fígado bovino);
- Aves de carne escura e peito de frango;
- Ovos caipiras;
- Manteiga alimentada com capim;
- Iogurte, kefir ou amasi fermentados e integrais;
- Soro de leite coalhado;
- Carne alimentada com capim;
- Natto (feito de soja fermentada);
- Chucrute.
Além disso, a vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel encontrada naturalmente em alimentos de origem animal que também contêm gordura, especificamente a gordura saturada e colesterol. Por exemplo, gordura de manteiga, queijo, carnes de órgãos, ovos e carne de animais que consomem gramíneas verdes são boas.
Benefícios da vitamina K2 para saúde
A seguir veja a lista dos benefícios da vitamina K2 incluem:
1. Ajuda a regular o uso de cálcio
Um dos trabalhos mais importantes que a vitamina-K2 tem é controlar onde o cálcio se acumula no corpo. Além disso, ele beneficia o esqueleto, coração, dentes e sistema nervoso, ajudando na regulagem do uso de cálcio, especialmente nos ossos, artérias e dentes.
Por exemplo, ela facilita o uso de cálcio nos ossos e impede que seja construído em locais perigosos, como as artérias. A vitamina K2 também é essencial para o funcionamento de várias proteínas, e é por isso que ajuda no crescimento e desenvolvimento.
2. Protege o sistema cardiovascular
A vitamina K2 é uma das melhores vitaminas para homens porque oferece proteção contra problemas relacionados ao coração, incluindo a aterosclerose (enrijecimento das artérias), que são a principal causa de morte em muitos países desenvolvidos.
3. Melhora a saúde óssea e dental
Uma série de estudos investigou se a vitamina K2 pode ou não ser útil para prevenir ou tratar fraturas, osteoporose e perda óssea. Certos estudos clínicos descobriram que o K2 diminui a taxa de perda óssea em adultos e até ajuda no aumento da massa óssea.
Além disso, ela pode aumentar o acúmulo de osteocalcina na matriz extracelular dos osteoblastos no interior dos ossos, o que significa que promove a mineralização óssea. Embora haja fortes evidências de que a Vitamina-K2 tenha benefícios para a saúde óssea, em geral pesquisas tem sido um pouco conflitante, como se ela pode ou não realmente prevenir ou reverter a osteoporose.
4. Ajuda na assimilação de nutrientes
A vitamina K2 pode ajudar a melhorar o uso de outras vitaminas lipossolúveis, incluindo vitamina A e vitamina D. É por isso que você pode ouvir ser chamada de ativadora. Ela também dá às proteínas a capacidade de se ligar ao cálcio e ajuda uso de minerais, como fósforo.
5. Estimula os fatores de crescimento
As vitaminas lipossolúveis, incluindo vitamina A e vitamina D, são importantes para o crescimento e desenvolvimento porque estimulam os fatores de crescimento e promovem a absorção de minerais essenciais. A vitamina-K2 também desempenha um papel no desenvolvimento, porque impede a calcificação dos ossos e dentes até que atinjam seu pico.
Isso significa que os ossos, os dentes e a estrutura dental podem continuar crescendo e ter a chance de amadurecer completamente antes de endurecer, como observado numa pesquisa.
6. Melhora o equilíbrio hormonal
Dentro dos nossos ossos, a vitamina-K2 pode ser usada para produzir o hormônio osteocalcina, que tem efeitos metabólicos e hormonais positivos. As vitaminas lipossolúveis são importantes para a produção de hormônios sexuais / reprodutivos, incluindo estrogênio e testosterona.
Por causa de seus efeitos de equilíbrio hormonal, mulheres com síndrome do ovário policístico podem se beneficiar com o consumo de mais em suas dietas. Além disso, a vitamina K2 também ajuda no equilíbrio de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina, o que pode reduzir o risco de problemas metabólicos, como diabetes e obesidade.
7. Ajuda a prevenir pedras nos rins
A vitamina K2 pode beneficiar os rins, ajudando na prevenção da formação de acúmulo de cálcio nos lugares errados, a causa subjacente de pedras nos rins. Pode também fazer o mesmo com outros órgãos, incluindo a vesícula biliar.
Efeitos colaterais da vitamina K2
A maioria das pessoas, até mesmo altas doses de vitamina K2, como 15 miligramas, três vezes o valor diário recomendado, mostraram ser geralmente seguras. Caso seja alguém que toma o medicamento Coumadin, um possível efeito colateral associado ao consumo excessivo de vitamina K é o aumento do risco de problemas relacionados ao coração.
Uma grande quantidade de vitamina K também pode contribuir para complicações em pessoas com distúrbios de coagulação do sangue. Enquanto a comida é a melhor maneira de aumentar seu consumo de vitamina-K2, procure um suplemento que lista especificamente (menaquinona) caso planeje tomar suplemento.
Como os suplementos de vitamina K podem interagir com muitos medicamentos, converse com seu médico caso pretenda tomar um suplemento de vitamina K e esteja tomando qualquer medicação diária.