As vitaminas e nutrientes para crescer o cabelo rápido e saudável são muitos eficazes, embora não haja uma forma mágica para combater a perda de cabelo e restaurar os fios além de uma boa nutrição é fundamental. Além disso, muitas pessoas se perguntam qual vitamina é boa para os cabelos.
Embora nenhum nutriente específico tenha demonstrado estimular o crescimento do cabelo ou crescer mais cabelos, uma nutrição adequada é vital para manter a saúde do cabelo e prevenir a perda de cabelo.Quando falta algum dos nutrientes necessários, o cabelo entra em uma fase de repouso e não cresce normalmente.
Como o cabelo continua a cair, a falta de crescimento contínuo do cabelo resulta em desbaste. Você pode combater a perda de cabelo e promover o crescimento mais saudáveis, obtendo as quantidades adequadas de vitaminas, minerais e outros nutrientes.
Vitaminas e nutrientes para crescer o cabelo rápido e saudável:
1. Proteína:
O próprio fio de cabelo é formado quase inteiramente de uma proteína chamada queratina. As células vivas no folículo piloso produzem esse eixo de queratina de acordo com os sinais hormonais e a disponibilidade de nutrientes.
Além disso, no haste capilar não pode crescer sem nutrientes suficientes e a proteína é a principal entre elas. A proteína é um termo geral para uma coleção de nutrientes específicos chamados aminoácidos.
A maioria das fontes animais de proteína está completa, enquanto a maioria das fontes vegetais de proteína está incompleta. Como resultado, vegetarianos e veganos estritos tendem a ter maior probabilidade de sofrer uma deficiência de proteína. Você não precisa comer produtos de origem animal ou carne para obter um perfil completo de proteína, mas precisa ingerir uma grande variedade de alimentos vegetais ricos em proteína.
2. Vitaminas B:
As vitaminas B são geralmente listadas como um grupo, porque trabalham em tangente entre si. Além disso, a lista completa de vitaminas do complexo B inclui tiamina, riboflavina, niacina, folato (ácido fólico), vitamina B6, vitamina B12, biotina e ácido pantotênico.
Geralmente é melhor tomar todas as vitaminas B juntas como “complexo B”, a menos que você seja deficiente em uma em particular. Se você está comendo uma dieta saudável e equilibrada, provavelmente está consumindo o suficiente de todas as vitaminas B dos alimentos. Enquanto carnes, peixes e ovos tendem a ser excelentes fontes de várias vitaminas do complexo B, vegetais e legumes verde-escuros tendem a fornecer um suprimento vegetariano suficiente.
A maioria das frutas e legumes contém pelo menos algumas das vitaminas do complexo B – o suficiente para prevenir a deficiência. Portanto, certifique-se de comer frutas e legumes crus ou levemente cozidos para preservar as vitaminas B encontradas neles.
3. Vitamina C:
A vitamina C é uma vitamina importante para a perda de cabelo, porque é vital para a criação de colágeno. O colágeno ajuda a fortalecer os capilares e os vasos sanguíneos, o que melhora o suprimento sanguíneo e a disponibilidade de nutrientes para os folículos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
A vitamina C também é um poderoso antioxidante que ajudará a proteger o folículo piloso dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, os níveis adequados de vitamina C são necessários para a absorção de ferro, que é outro nutriente importante para os cabelos e para a saúde em geral.
As laranjas podem ser a fonte mais conhecida de vitamina C, mas há uma grande variedade de frutas e vegetais que possuem uma abundância desse nutriente. Todas as frutas cítricas têm vitamina C, assim como pimentas, folhas verdes escuras e muitos tipos de frutas.
4. Vitamina D:
A vitamina D é outra das melhores vitaminas para o crescimento do cabelo. É um nutriente geral importante que foi associado a uma variedade de benefícios à saúde.A vitamina D tem sido estudada em relação ao crescimento do cabelo, embora seu impacto direto no cabelo ainda seja desconhecido.
Além disso, a vitamina D não é encontrada em muitos alimentos, mas peixes gordurosos, como salmão e atum, são excelentes fontes. A maioria dos alimentos e cereais lácteos são enriquecidos com a vitamina. Também é fácil obter em forma de suplemento.
5. Ômega-3:
Os ácidos graxos ômega-3 são um grupo de gorduras que demonstraram ser altamente benéficas e vitais para a saúde. Os três ácidos graxos mais importantes que compõem o grupo ômega-3 são ALA (ácido alfa-linolênico), DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico).
Foi demonstrado que esses ácidos graxos contribuem com uma ampla gama de benefícios à saúde. Eles funcionam como antioxidantes para ajudar a proteger os folículos e estimular o crescimento do cabelo.
Esses óleos também são componentes essenciais dos óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo para proteger a pele e o cabelo.Uma deficiência de gorduras ômega-3 pode resultar em couro cabeludo e cabelos secos, quebradiços, escamosos, com coceira e mais propensos a desbaste e danos.
Os ômega-3 devem ser obtidos em fontes alimentares. Embora o corpo possa sintetizar parte de seu próprio ômega-3, o processo é ineficiente e não é suficiente para prevenir a deficiência. Peixes gordurosos como salmão, atum, bacalhau e arenque são excelentes fontes de ômega-3.
Mariscos como lagosta e caranguejo também são excelentes fontes. Os vegetarianos ainda podem obter o ômega-3 de que precisam de linhaça, sementes de chia e nozes.
6. Ferro:
O ferro é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e permite que os nutrientes vitais atinjam todas as partes do seu corpo.Quando você é deficiente em ferro, seu corpo pode se tornar anêmico.
Além disso, a anemia pode causar uma série de problemas de saúde que incluem letargia e perda de cabelo. A deficiência de ferro é comum em certos indivíduos, especialmente nas mulheres menstruadas e com dieta pobre. A carne vermelha é uma excelente fonte de ferro, mas os vegetarianos ainda podem obter o ferro necessário de espinafre e lentilha.
7. Zinco:
O zinco é um mineral essencial para o crescimento do cabelo e a saúde em geral. Verificou-se que fortalece os folículos capilares, o que contribui para um melhor crescimento capilar e cabelos saudáveis.
O mineral também serve como um antioxidante e reforço imunológico, por isso trabalha junto com o selênio. Uma deficiência de zinco pode resultar em perda de cabelo.O zinco pode ser encontrado naturalmente em muitos alimentos. Estes incluem carne vermelha, aves, mariscos e alguns grãos e legumes. É mais provável que os vegetarianos tenham uma deficiência de zinco devido à abstenção das fontes mais ricas de alimentos para animais do zinco.