Você Pode Estar com Leucoplasia e Não Sabe! Saiba Como Identificar! Além disso, a princípio, ela aparece como uma placa (para o leigo pode parecer uma mancha) esbranquiçada que não cede à raspagem, sua superfície pode ser rugosa, aspecto de couro ou lisa.
A Leucoplasia leve é inofensiva e em geral desaparece por conta própria. Os casos mais graves podem estar ligados ao câncer oral. As placas devem ser tratadas imediatamente. Seu diagnóstico é feito após a exclusão de outras alterações patológicas, como líquen plano, Candidíase, reação liquenoide etc.
Para isso, faz-se necessária a realização da biópsia da lesão, visando excluir a possibilidade de carcinoma de células escamosas. A Leucoplasia ocorre principalmente em fumantes adultos, sendo classificada como homogênea e não homogênea.
Geralmente, a Leucoplasia não é perigosa, mas, por vezes, pode ser grave. Apesar de a maioria das placas de Leucoplasia ser benigna, uma pequena percentagem apresenta sinais precoces de cancro e muitos dos cancros da boca ocorrem perto das áreas de Leucoplasia. Por esse motivo, é melhor consultar o seu dentista caso possua alterações incomuns e persistentes na boca.
Outras Causas: A causa exata da Leucoplasia é desconhecida. No entanto, é associada principalmente ao hábito de fumar, sendo o tabagismo sua causa mais comum. Mascar fumo também pode causar Leucoplasia. De acordo com clínicos, três em cada quatro usuários de fumo desenvolvem Leucoplasia em algum momento da vida:
- Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza;
- Eritroplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas;
- Eritroleucoplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas;
- Morder a bochecha;
- Irritação de dentes irregulares, recheios, ou coroas, ou dentaduras mal ajustadas que esfregar contra o seu rosto ou goma;
- Tabagismo crônico, fumar cachimbo, ou o uso do tabaco ou outro;
- A exposição ao sol para os lábios;
- O câncer de boca, embora raros;
- HIV ou AIDS;
- Dentes ásperos ou irregulares;
- Dentaduras (em especial se não estiverem bem ajustadas).
Sintomas: A presença de branco ou cinza nas manchas coloridas em sua língua, gengivas, céu da boca, ou o interior das bochechas de sua boca pode ser um sinal de Leucoplasia. O patch pode ter se desenvolvido lentamente ao longo de semanas a meses e ser grosso, levemente elevada, e podem, eventualmente, assumir uma textura endurecida e áspera.
Ele geralmente é indolor, mas podem ser sensíveis ao toque, calor, alimentos picantes, ou outra irritação. Essa doença é caracterizada por placas de aparência incomum dentro da boca. Essas manchas podem variar de aparência. Em geral, as manchas resultantes da Leucoplasia têm as seguintes características:
- Cor branca ou cinza;
- Superfície grossa, dura e saliente;
- Pelos (só a leucoplasia pilosa);
- Em casos raros, as placas têm manchas vermelhas. A vermelhidão pode ser um sinal de Câncer.
A Leucoplasia é mais frequente na língua, mas as bochechas e gengivas também podem ser afetadas. As placas podem levar várias semanas para se desenvolver, mas raras vezes são dolorosas. Algumas mulheres desenvolvem Leucoplasia do lado de fora dos órgãos genitais, na região da vulva.
Tratamento: A maioria das placas melhora por conta própria. No entanto, se o resultado de uma biópsia for positivo para câncer oral, a placa deve ser removida imediatamente. Isso pode ajudar a evitar sua propagação.
As placas pequenas podem ser removidas por uma biópsia mais extensa, feita com terapia a laser ou com bisturi. As placas grandes de Leucoplasia requerem cirurgia oral. A maioria dos casos de Leucoplasia não se transforma em Câncer. No entanto, a biópsia é a única maneira de saber ao certo se uma área de Leucoplasia ou eritroplasia contém células cancerosas.
A eritroplasia e a eritroleucoplasia são menos comuns, mas geralmente são mais graves. A maioria dessas lesões vermelhas pode ser uma lesão precursora de Câncer, a biopsia confirmará a suspeita uma vez identificada a lesão.