A Banana Verde é rica em potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B, a Banana é um superalimento que não pode ficar de fora da dieta.
Fermentada no intestino grosso, a banana verde atua como probiótico, fornecendo substrato para o crescimento da flora bacteriana que garante a saúde do intestino.
Quem costuma atacar a geladeira devido à ansiedade pode fazer da banana verde uma parceira fiel. Isso porque a fruta tem altas quantidades de triptofano, nutrientes que atua na produção de serotonina, um hormônio que proporciona bem-estar.
O consumo de Banana Verde aumenta a capacidade do corpo para absorver minerais, especialmente cálcio. A fermentação de amido resistente produz ácidos graxos de cadeia curta que vitalizam o corpo e o tornam mais apto para absorver minerais.
O amido resistente encontrado na Banana Verde é fermentado no cólon pelas bactérias amigáveis para converter em energia. Este processo afasta os germes nocivos e bactérias causadoras de infecção no cólon e aumenta as bactérias saudáveis.
A ingestão de Banana Verde pode dar um impulso à saúde cognitiva do corpo. Pois, contém compostos e minerais que dão um impulso à saúde do nervo e mantêm o equilíbrio da água nas células do cérebro.
A flora intestinal é também responsável por prevenir doenças, especialmente as combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Ao preservar a mucosa intestinal, o amido resistente presente na polpa da fruta aumenta a barreira do organismo contra substâncias maléficas e causadoras de doenças.
O amido resistente encontrado na fruta atua na redução da produção de colesterol ruim (LDL) pelo fígado e aumenta a sua eliminação pelos ácidos biliares; além disso, também diminui o nível de triglicérides. Tais substâncias são responsáveis pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares.
Por conter baixo teor de açúcares de absorção rápida e alto teor de amido resistente, a polpa da banana verde age no organismo como fibra alimentar. Dentre os benefícios, diminuía velocidade da digestão e absorção de substancias, espantando a fome fora de hora e garantindo saciedade por mais tempo.