Xantoma – O que é, Sintomas e Tratamentos com medicações. Além disso, o Xantoma é uma condição de pele em que determinadas gorduras se acumulam sob a superfície da pele. O Xantoma é uma espécie de tumor benigno de pele composto de lipídios, que pode aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente em cotovelos, joelhos, mãos, pés, coxas e glúteos. Já os xantelasmas são também pequenos depósitos de matéria gordurosa, só que concentrados na região das pálpebras. Não se trata de uma doença, mas da manifestação aparente de algum distúrbio no metabolismo de lipídios, em especial o colesterol.
Por isso, é importante que o Xantoma não seja confundido com xantelasma, uma vez que esse último não está relacionado a alteração dos lípides. Este quadro pode ser primário ou, secundário a outras doenças e condições, tais como o diabetes, a cirrose biliar primária, doenças do metabolismo e alguns tipos de câncer.
Essas lesões se formam numa tentativa natural do organismo de se proteger contra o acúmulo das proteínas que carregam o colesterol, chamadas de lipoproteínas. Com essa intenção as células responsáveis pela limpeza orgânica, chamadas macrófagos, literalmente engolem a gordura depositada nos tecidos.
No entanto, os macrófagos não conseguem eliminar completamente os lipídios, como o fazem com microrganismos, e se transformam em células cheias de gordura, que, por não terem para onde ir, se acumulam e se infiltram sob a superfície da pele, dando origem ao Xantoma. Diante da detecção de uma lesão nova na pele é importante a avaliação de um médico. Vale ressaltar que as alterações metabólicas e o conseqüente depósito de gordura no organismo podem constituir um importante fator de risco para doenças cardiovasculares.
Causas do Xantoma: O Xantoma é comum, especialmente entre adultos mais velhos e pessoas com lipídios sanguíneos elevados. O Xantoma varia de tamanho. Alguns são muito pequenos. Outros são maiores do que 3 polegadas (7.5 centimetros) de diâmetro. Eles aparecem em qualquer lugar do corpo. Mas, eles são mais frequentemente vistos nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés ou nádegas. Xantoma pode ser um sinal de uma condição médica que envolve um aumento nos lipídios sanguíneos. Tais condições incluem:
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Alguns tipos de câncer
- Diabetes
- Hiperlipidemia
- Distúrbios metabólicos hereditários, como hipercolesterolemia familiar
- Cirrose biliar primária
- Pancreatite
- Hipotiroidismo
Sintomas do Xantoma: Os sintomas mais frequentes de Xantoma são:
- Rascunhos sob a pele
- coceira na pele
- Formações cutâneas que podem ser:
- dor
- Manchas com contornos bem definidos.
Tratamento do Xantoma: Remover o Xantoma hoje é possível de várias maneiras. Você pode remover cirurgicamente o Xantoma, utilizando o eletrocautério ou laser ação. Caso haja aumento nos valores sanguíneos do colesterol, o tratamento deve ser realizado com medicações próprias para a redução, os chamados hipolipemiantes. Outra medida indicada é o controle adequado das doenças que causam Xantoma e xantelasmas, e caso indicado a adoção de medidas terapêuticas específicas para essas enfermidades.
Um dos principais métodos de tratamento de Xantoma é a dieta. Quando o Xantoma eruptivos e Xantoma palmas planas atribuído dieta baixa em calorias e gorduras. Pacientes com tendão Xantoma dieta adequada, limitar o consumo de alimentos que contenham ácidos graxos e colesterol.
Prevenção do Xantoma: Este distúrbio pode não ser completamente prevenido, mas existem medidas que podem ser adotadas para diminuir as chances de desenvolvimento de Xantoma. Em caso de distúrbio metabólico, as instruções do médico sobre como tratar e controlar o distúrbio devem ser seguidas. O médico deve ser consultado para avaliações periódicas.
É importante manter os níveis sanguíneos de lípides e colesterol dentro do recomendado. Isso pode ser obtido com dieta e exercícios ou se necessário, medicamentos. Realizar exames de sangue de rotina para avaliar esses níveis pode ajudar a manter níveis adequados de lípides e colesterol. Para prevenir novos Xantoma e o aumento dos existentes é importante:
- Que a maioria das refeições sejam legumes, saladas, cereais, grãos e frutas,
- Evitar gorduras saturadas (encontradas nas carnes, lacticínios e ovos),
- Evitar a ingestão de açúcares simples, refinados encontrados em refrigerantes, doces, biscoitos e bolos,
- Se possui sobrepeso, reduzir reduzindo a ingestão calórica e aumentar a quantidade de exercício semanal.