O xarope de sabugueiro supera mirtilos, cranberries e amoras no total de flavonoides, então, em vez de procurar a medicina convencional contra gripes e resfriados, tente usar algo mais holístico.
Entre no poderoso elixir de ervas preferido por séculos: xarope de sabugueiro.
O que é o xarope de sabugueiro?
Sabugueiro-preto, ou Sambucus nigra, são pequenos frutos que provêm da árvore européia, nativa da Europa e da América do Norte.
As bagas roxas azuladas e suas flores são usadas há séculos para cicatrização tópica de feridas e para tratar doenças como o resfriado e gripe.
Embora o sabugueiro preto possa ser consumido cru, devem ser processados em xarope, geleia, vinagre ou tintura antes para evitar dores de estômago.
Quais os benefícios do xarope de sabugueiro?
O sabugueiro foi amplamente estudado devido às suas propriedades:
- Antioxidantes;
- Antivirais;
- Antidiabéticas;
- Anti-inflamatórias;
- Imunomoduladoras;
- Antidepressivas.
Muitas das propriedades de cura do sabugueiro se devem ao alto número de antioxidantes, incluindo antocianinas, que dão às bagas a rica cor azul-violeta. Além disso, pensa-se que o consumo de alimentos ricos nessas antocianinas flavonoides previne doenças cardiovasculares e câncer, além de aumentar a função cerebral.
Muitos sintomas do resfriado e gripe podem ser aliviados e tratados com esta poderosa baga. Além disso, o extrato de sabugueiro, inibe as cepas de influenza A e B quando administradas por via oral nas primeiras 48 horas de sintomas semelhantes aos da gripe.
Os sabugueiros também contêm uma variedade de nutrientes, incluindo vitamina A, vitamina C e vitamina E e minerais, como cobre, zinco, ferro, potássio, cálcio e magnésio.
Para que serve o xarope de sabugueiro?
O xarope de sabugueiro pode ser tomado durante a temporada de gripes e resfriados todos os dias para estimular o sistema imunológico.
O tratamento diário não é apenas seguro, mas também necessário para bloquear os vírus. Além disso, o xarope pode ser usado para:
- Gripes;
- Tosse;
- Resfriado;
- Infecções nasais;
- Febres;
- Inflamação da pele;
- Alergias;
- Infecções de ouvido e garganta;
- Estimular um sistema imunológico fraco.
Como fazer xarope de sabugueiro?
Fazer xarope em sua própria cozinha é uma tarefa simples. Além disso, tudo o que você precisa são alguns ingredientes e temperos para dar ao xarope um sabor quente.
INGREDIENTES:
– 1 xícara de sabugueiro seco;
– 4 xícaras de água destilada;
– 2-3 paus de canela;
– gengibre fresco;
– 1 colher de chá de cravo;
– 1 xícara de mel cru.
COMO FAZER:
- Além disso, cozinhe as bagas secas em água com especiarias até que o líquido seja reduzido para duas xícaras, o que deve levar de 30 a 45 minutos;
- Coe a mistura líquida e descarte ou adube as frutas, gengibre, paus de canela e cravo;
- Além disso, certifique-se de pressionar firmemente as bagas através do filtro para extrair o líquido restante;
- Deixe a mistura esfriar um pouco antes de mexer no mel cru;
- Além disso, guarde em uma jarra de vidro hermética na geladeira por até quatro meses.
Para prolongar a vida útil do xarope de sabugueiro, você pode adicionar um pouco de conhaque.