Zumbido no Ouvido – Sintomas, Causas e Tratamentos que todos devemos ficar atentos. Alem disso, o zumbido no ouvido, também conhecido por tinnitus, normalmente não é grave e surge em caso de resfriado ou após exposição prolongada a barulhos muito intensos, desaparecendo sem tratamento específico ao final de algumas horas.
Este problema, que se caracteriza pela sensação de ouvir qualquer tipo de som mesmo estando em ambiente silencioso pode afetar apenas um ou os dois ao mesmo tempo e, na maioria dos casos, o zumbido no ouvido tem cura.
O zumbido também pode ser causado por infeções ou tumores auditivos e, por isso, caso este sintoma não passe ao final de 2 dias ou apareça mais de 1 vez por mês é importante ir ao otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico e realizar tratamento adequado, caso seja necessário.
Causas do Zumbido no Ouvido: Condições que levam ao zumbido podem ter origem no próprio sistema auditivo ou em outros sistemas que afetam o ouvido de forma indireta. Os principais problemas originados no sistema auditivo são:
- Perda auditiva relacionada à idade;
- Exposição a ruídos altos, tanto no lazer quanto no trabalho;
- Bloqueio por cera;
- Alterações dos ossículos da audição;
- Doença de Ménière;
- Neurinoma do acústico (tumor raro que acomete o nervo auditivo);
Doenças que Podem Afetar o Sistema Auditivo Estão Abaixo Relacionadas:
- Alterações hormonais: tireoide e hormônios sexuais;
- Distúrbios cardiovasculares: hipertensão arterial mal controlada e arritmias;
- Distúrbios psiquiátricos como depressão e ansiedade;
- Malformações de vasos da cabeça e pescoço;
Situações Frequentemente Relacionadas ao Zumbido:
- Maus Hábitos Alimentares: consumo abusivo de doces, café e períodos prolongados de jejum;
- Cigarro e Bebidas alcoólicas: pioram a percepção do zumbido;
- Medicamentos: uma lista grande que inclui antibióticos, diuréticos, quimioterápicos, AAS (aspirina) e outros anti-inflamatórios em altas doses e alguns antidepressivos;
Tratamento Para o Zumbido no Ouvido: A maioria dos casos de zumbido no ouvido, são difíceis de tratar, e às vezes o zumbido é permanente e irreversível. Dito isto, algumas estratégias podem te ajudar a lidar melhor com o problema:
Para tratar o zumbido no ouvido é necessário conhecer a causa do zumbido, podendo incluir a remoção de cera pelo médico, a toma de remédios como antibióticos para tratar a infeção, o uso de aparelho auditivo ou realizar uma cirurgia ao ouvido, por exemplo. Também pode ser necessário realizar acupuntura ou musicoterapia para ajudar a diminuir a sensação de zumbido.
Além disso, no caso de se sentir zumbido no ouvido depois do show devido à altura exagerada do sistema de som do local, deve-se ficar num ambiente silencioso pois, ajuda o corpo a se habituar e, em pouco tempo, ele tende a desaparecer.
Evite Ruídos Muito Altos: A exposição a ruídos muito altos pode contribuir para a perda auditiva precoce e problemas nos ouvidos. Os sons altos podem incluir aqueles de maquinaria pesada ou equipamentos de construção. Mesmo tiros de arma, acidentes de carro ou música muito alta podem desencadear zumbido agudo, que normalmente desaparece em alguns dias (9).
Para evitar irritação ou danificar a orelha interna, não coloque qualquer coisa dentro do canal auditivo. Se você tiver cera excessiva, converse com um médico sobre como removê-la com segurança.